Ferrari - O primeiro troféu a gente jamais esquece

em quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010



Olá amigos, antes de continuar a publicar novas fotos do Tyrrell, e dos outros modelos da alfa, gostaria de compartilhar com vocês outros trabalhos. Concluídos em uma outra fase do hobby, muito ainda viria a aprender (e continuo. Aprender é algo interminável para o ser humano).
Este modelo, da Italeri, foi o primeiro que montei da marca Ferrari. Remonta em uma época de Zero importação oficial e o que encontrávamos na prateleira era um poço de alegria. Mas dei sorte. Além de encontrar algo 'atraente', na saudosa loja Model Point em São Paulo, fundada pelo Fábio Ipolito, tendo posteriormente o Amilcar (hoje na baixada santista) como proprietário. Deste seguiu-se para uma sociedade entre Vicente e Flavio. A Model Point veio após um certo período a ser 'absorvida' por uma nova sociedade, que incluiria agora Eli. Surgiu assim a HTC hobby modelismo.

Model Point
A loja costumava realizar concursos mensais de modelismo, sendo na forma de uma única temática, divido em 2 categorias, uma para iniciantes e outra para experientes. Nota, o participante que obtivesse o premio na categoria iniciante automaticamente passava a fazer parte da categoria experiente nos futuros concursos.

Por ocasião do evento Ferrari (livre para qualquer carro Ferrari), eu apresentei o modelo que aparece aqui, nas fotos. Nunca tive por habito, montar um modelo isoladamente até o final, sempre tenho montagens intercaladas, e agora, desenvolvendo e produzindo kit´s. Eu ja vinha trabalhando no kit a um tempo. Mas, durante um evento, encontrei um livro de Ferrari´s (coisa que era rara, encontrar livros de automoveis a venda. Pior eram os preços). Nesse Livro havia uma série de fotos de um Ferrari 250. Foi quando vi uma com 3 carburadores duplos com filtro (não cornetas, como em alguns modelos reais e kits). Com essa foto, não só fabriquei os carburadores e as mesas dos filtros de ar como também o chicote eletrico visivel no 'cofre' do motor. Baterias, bobinas, fios que se ligam ao alternador e tal...tudo feito 'direitinho'.
Para completar, o 'acabamento', um eched da logo marca 'Ferrari' foi colocada na porta da mala traseira (herdado de um kit da Ferrari Mythos) e nos vidros, foi aplicado papel aluminio (BARE METAL?...Isso era em outro planeta, 'nós terraqueos' não dispunhamos disso (só os que tinham contato com 'viajantes interplanetários'.
A pintura foi Duco, sem verniz, com polimento com massa leve seguida de cera.
Eu poderia renovar o modelo hoje, acrescentando ou melhorando o acabamento em alguns pontos ou até mesmo refazer a pintura e a aplicação de Bare-metal, mas sou mais ortodoxo quanto a isso. Acho que o modelo reflete uma etapa nesse caminho do modelismo que segui. Serve de inspiração e estímulo para aqueles que desejam começar no hobby. Melhorar o modelo hoje seria uma heresia. Ferir algo que caracteriza, que confere um estado de ser de uma época.


O modelo 'perdeu' seus limpadores de parabrisa (fabricados com finissimas folhas de cobre a imitar o real) em alguma 'viagem'. O capô é removível.
Kit: Italeri
Escala: 1/24

CLIQUE NAS FOTOS PARA AUMENTAR





Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK



Topo