Seja bem vindo! Confira as matérias mais recentes mais abaixo rolando a página. Confira em nossos arquivos outras imagens e assuntos pela barra lateral a direita. Obrigado.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

M19 - ...mais fotos...

Olá...Estou trazendo mais algumas fotos do M19 (protótipo de pré-serie) enquanto o Tyrrell está sendo finalizado como kit (manual...etc...).
Esse modelo do M19 ficou algum tempo na bancada devido a complexidade de sua suspensão dianteira, caracterizada por um cinematismo especial do projeto de Gordon Coopuck. Essa suspensão, projetada para o M19...avançaria pelos anos de 71 até 74 nos McLaren M23, somente sofrendo alteração nos modelos de 1975, já como braço balancim.
Do que foi feito por aqui...as abraçadeiras do tubo dos braços articuladores da direção é que ficaram um pouco grande (não encontrava as de metal fundido e ao fazer outras de estireno acabei usando uma chapa muito grossa).
Abortei o projeto de terminais com ação, para os fixos, colados. Para minimizar custo. Os reservatórios de fluido, idem...usei os mesmo que venho utilizando nos March´s. Os do McLaren são em formato de 'garrafa cilindrica'. Os freios estão sem as pinças (loockhead) porque até o momento não havia feito o molde e injetado as mesmas. (não quis canibalizar nenhum kit meu de M23 ou Wolf)
Por motivos de resistencia estrutural, os balancins que atuam os amortecedores estão fixados por um pino e não por um eixo, em sua extremidade posterior. Para que a peça fundida tivesse resistencia precisaria ser fundida em prata...(já imaginaram?)
Bom...os rebaixos de rebite na chapa do anteparo das pedaleiras não estão laaaa com aquela simetria...não usei nenhuma guia para o mesmo, quis conferir resultado...e gostei do aspecto. Agora sim...preciso gabaritar para fazer a peça. O ideal seria um Eched...mas...la vamos nós cortar $$$.
Na imagem não esta fixado o radiador e tão pouco as tubulações de agua. Também falta um reservatorio de fluidos (são 3).
Aos que desejarem, podem opinar...criticar...pessoal, o projeto ainda está em andamento e se houver alguma sugestão ou algo que esteja em condições de alterar ou melhorar...fiquem a vontade.
abraço.
Julio








7 comentários:

  1. Oi Julio Cesar ,rapaz adoro essas fotos dos detalhes ,este histórico do desenvolvimento da miniatura ,dá uma noção do trabalho e da capacidade artística necessária, demais!

    Só fiquei com uma pequena duvida ,acho que o projeto é do nosso amado Ralph Bellamy (os irmãos Fittipaldi devem ama-lo tb) ,assim ele é o responsável pela complexa suspensão dianteira progressiva ,e até que o carro era muito bom principalmente em 72 quando passou a usar uma suspensão mais tradicional .

    Agora ,acho sensacional essa parte dianteira dos chassis dos carros dos anos 70 , cada engenheiro vinha com idéias diferentes e a variedade de estilos é muito rica.

    Acredito que um chassi que deve ser muito difícil de reproduzir ,os detalhes da dianteira do chassi , é o BRM P201 e o Tyrrell 007 ,este pra mim foi o primeiro a utilizar um sistema pushrod ,esse Gardner era genial !!!

    E estamos acompanhando ,sempre.

    ResponderExcluir
  2. Olá John...cara...demais os seus comentários.
    Fazendo uma rápida passagem aqui (confira depois meu retorno aqui sobre algumas ponderações suas), ãã... será que me enganei?rs...depois dos 45, né...mas a suspensão do M19, ao menos onde obtive referencia, foi creditada a Gordon Copuck, e a geometria manteve-se até o carro de 74, sendo substituida somente em 1975.
    Tenho foto do 201 e o 007 é um carro (mais um...)apaixonante do team tyrrell. Já ensaiei algumas vezes em fazê-lo...acho um carro de linhas elegantes, tanto os de 1974 quanto os de 1975 (tinham diferenças nos cowling dos radiadores laterais).
    Tenho um livro do McLaren do Schlegelmich e vou dar uma conferida quanto ao projetista. Já falei pelos quatro cantos da web/blogger que tem muito jornalista (metido a escritor) que fala muita bobagem...(e se até o Reginaldo L. fala...dificil né?).
    Enfim...compramos livros a preço de ouro aqui, alguns com pessimas traduções dos 'originais'... e as vezes ficamos vendidos na situação. Que bom que uma pesquisada na web 'as vezes' resolve. Well...sem neura...
    entre tantos projetos...se eu bobear faço um ferrari-elf ford!kkk...(já que tem uma sauber bmw-ferrari!kkkk)
    abraço John
    Julio

    ResponderExcluir
  3. ah..sim...sobre a construção...

    totalmente scratchbuilding...
    Julio

    ResponderExcluir
  4. Julio ,qual é seu email ,gostaria de te mandar umas fotos de detalhes de chassi.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jonn...estou o usando o email do blogger mesmo, ainda, para receber todos os contatos, pois assim não abro diversos provedores. Já disponibilizei ali no 'side bar' mas oh, segue aqui:

    vendoesentindo@gmail.com

    abraços
    fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  6. Júlio César,

    a suspensão dianteira da M-19 e da M-23 é design de Norman Hossack, inventor que trabalhou na McLaren na década de 70.

    Tenho alguns desenhos dela numa Corsa de 74 e caso interesse posso mandar para vc.

    ResponderExcluir
  7. Olá Carr.,
    opa!...valeu...interessa sim.
    Desde já meu email está disponivel para envio de qualquer material, não apenas de referencia, mas de divulgação, sugestão e outros.
    abraço
    Julio Cesar

    ResponderExcluir

Seguidores