Seja bem vindo! Confira as matérias mais recentes mais abaixo rolando a página. Confira em nossos arquivos outras imagens e assuntos pela barra lateral a direita. Obrigado.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Maverick 1:64 - Customizando Hot Wheels

Maverick


foto escurecida propositalmente


HotWeels customizados.

*ao final do post, fotos dos modelos 1:64 HotWeels customizados artesanalmente.

Um pouco de hitória,

Era uma vez...



O Maverick, seja na sua versão standart ou na sua versão de pista, sempre foi um atrativo para ser agregado à coleção. Mesmo ali parado, na prateleira, sem o embaralhado e gostoso ruído do V8, suas linhas marcantes, por vezes 'siluetadas' com 'companheiros' mais famosos e charmosos, dão-lhe a vida necessária para essa contemplação. Um marco na nossa história do automobilismo, dentro e fora das pistas. Merecidamente, ainda que não ao alcançe de sua real representatividade, ganhou um 'book' somente seu, editado pela Alaúde.
Se na 'guerra fria' das montadoras Ford e GM o Maverick era um fiel combatente na sua categoria, o mesmo poder-se-ia dizer nas pistas, em que dividia asfalto (e grama) com Opalas (particularmente, meu 'xodó'), Alfas 2300 e até fuscas (como o visto em postagem no blog do Mestre Joca). Nessa acirrada briga, o Maverick, no canto dos cisnes da época 'romantica' do nosso automobilismo esportivo, sedeu acento a pilotos fantásticos, que com total competência obscureciam os veículos. Falar sobre a rivalidade dos carros não era assunto dos mais interessantes... 'legal' mesmo era falar da rivalidade dos pilotos, que em nada equipara com essa estupidez tecnocratica e financeira que acontece em todos os níveis desse esporte maravilhoso, como que espelhando a 'categoria mor', a formula 1. Sim, porque dizer da rivalidade dos pilotos atuais da F1 é preciso no mínimo esquecer o que é automobilismo (como disse Stirling Moss em entrevista: 'no meu casamento, todos os meus padrinhos -6- eram pilotos. Não creio que isso seja possível nos tempos atuais, com Senna, Prost e Mansell'). Justamente o talento dos pilotos, turvando a imagem dos carros, foi exatamente o estopim para o fim do apoio que muitas montadoras ofereciam. O dinheiro começa aí a tornar-se o combustivél de maior octanagem no esporte a motor.
Aos que não cresceram devorando reportagens de QR e AE, além de jornais, cheirar a gasolina queimada dos carros que subiam a reta dos boxes de interlagos (eu que sou de SP), nosso automobilismo esportivo tinha sub-divisóes como Formula-Vê e Super-Vê(formulas com motor volkswagem 1300 e 1600 respectivamente), Protótipos e carros quase originais que eram distribuídos em: Divisão 1, 3, 4...
O 'pai' da nossa atual stock-car, que firmou-se por uma associação, após a saída da ultima grande (GM) está justamente aí, na Divisão 1 e 3.
Aqueles que acompanham esse blog desde as primeiras postagens devem ter visto minha produção em escala 1:32 e 1:25 do Maverick Berta da equipe Hollywood. Há um projeto para a escala 1:43...mas...enquanto ela não chega, e aproveitando o lançamento da Mattel, Maverick Hotweels, resolvi partir para a customização desse lindo 1:64.
Nessa escala, acrescentei o carro da equipe Greco-Banco Mercantil Finasa. Seguirá também um de Nelson Piquet-Guaraciaba, com patrocinio da Crush.
(outras versões são possíveis).
Já postei aqui o início dessa transformação, que terá companheiros de família:
Maverick Perua (produzido pela Souza Ramos), Maverick 4 portas, além dos modelos Divisão 1 e 3.
Ilustrando um pouco essa história, relambrando essas 'feras', maquina-piloto, ou mesmo apresentando para os que não conhecem, segue abaixo:


Maverick Divisão 1, equipe Greco - Banco Mercantil Finasa



Auto Esporte maio/75




Quatro Rodas

Aqui, Bob Sharp (autoentusiasta.blogspot.com) e Edgar de Mello Filho



Quatro Rodas, aqui, quando Mocô (José Carlos Pace) voltou a nossas pistas.











Maverick Divisão 3: Berta - Equipe Hollywood







As Miniaturas.

(AINDA NÃO ESTÃO COM ACABAMENTO, tais como vidros, colagens chassi carroceria, envernizadas, limpeza do desenho das faixas, etc)


Escala 1:64. Customização sobre o modelo da Hotweels produzido pela Mattel.






Abaixo, da direita para esquerda:

modelo HW original (laranja), Divisão 1 Equipe-Greco, Divisão 3 equipe-hollywood









O modelo 'Master' (Matriz) da perua Maverick (feito artesanalmente), a ser moldado para reprodução artesanal.




Uma copia em resina clear purpura. Ao fundo o modelo HW. Em primeiro plano a peça Matriz.




Estou pensando em fazer três versões da Perua:

-orininal de rua

-customizada (tunada, com pranchas de surf, rodas...)

-'instalador' de TV a Cabo e Telefonia (aquelas que a gente não sabe como anda!rs...com escada no teto, paralama de outra cor, assim como roda, fita durex como lanterna...)


Se houver alguma sujestão, fiquem a vontade.

Também é possível personalizar a customização, para isso, entre em contato pelo meu email:



Em breve, fotos dos modelos acabados e também do Interceptor Warrior do filme 1, MadMax, e do filme 2 na versão empoeirado (sujo).


Julio


Mattel, HotWeels, Finasa, Hollywood, Formula 1, F1, Quatro Rodas, Auto Esporte, Ford, GM são marcas registradas.

8 comentários:

  1. Amigo, simplesmente espetacular seu trabalho!
    Sou fã de carteirinha dos Mavecos e o que vc fez é extraordinário!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. JC, a gente não ia se ver????

    As minis de corrida são o máximo. Dá para tirar uma foto decente delas...he, he?

    Posso colocar no blog? Já tem preço?

    Abraços,
    Tohmé

    ResponderExcluir
  3. Cara que coisa linda Júlio.
    Você é um artista de mão cheia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Julio, muito legais esses mavecos, cara ! eu sou um dos quarentões que vc disse que cresceu devorando e viajando nas páginas de "Quatro Rodas" e "Auto Esporte" (tinha as "Motor Três" tb, lembra ?) foi muito legal rever os Maverick da Divisão 3 ! o Interceptor também ficou muito sinistro ... Parabéns e muito sucesso, amigo !

    ResponderExcluir
  5. show de bola parabens pelo trabalho.....

    ResponderExcluir
  6. PARABENS!!!!!!!!!!

    QUNTO CUSTA? AONDE POSSO COMPRAR?


    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  7. Como compro estes mavericks, minha mulher coleciona carrinhos de metal e quero fazer uma surpresa.

    ResponderExcluir
  8. seria uma grande honra
    ter vc como seguidor do meu blog...
    http://hotwheelsrs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores