WEBER III - MEU DOMINGO AZUL E AMARELO

em segunda-feira, 18 de abril de 2011



*AZUL-céu esteve lindo em sampa... e também é a cor da bandeira da Austrália... também é minha cor preferida... que preenche as letras do logo da alfa.

*AMARELO-Cor do Sol lindo de sampa... e também cor do capacete do Webber...(do Hamilton, do Rosberg, do Massa)... e que adorna a base do logo alfa juntamente com o verde, cores de nosso país.

Já falaram muito de um 'alemãozinho' que dizem poder vir a ser o sucessor do 'alemaozão'(bem que o 'mundo' tá vendo como ele se sai no pelotão mais 'nervoso'. Na penultima corrida o Hexa de nada lhe valeu para evitar o toque e quebra de bico mais ene coisas que 'encontrou' na corrida), a mim... o título que recebeu não convenceu.



Nesses 41 anos que acompanho diretamente a F1 mais as muitas histórias vistas e lidas no meu humilde acervo e na mídia, outros como ele surgiram... e não emplacaram. Tanto que por isso 'Chumi' foi (e é) tão aclamado...

Jody... Hunt... Peterson... Depailler... Villeneuve... para citar os mais contemporâneos (os dois primeiros foram campeões e o bi virou um 'í...?'). Hunt foi campeão sobre a postura de homem que Niki Lauda tomou e que alguns atribuiram a covardia, ao decidir não participar do GP do Japão devido a fortes chuvas e a situação de insegurança que se apresentava (Lauda faria o Bi no ano seguinte para calar essas malfadas linguas e ainda levaria um Trí de forma explendida). Jody, com um carro que não era o ideal para a era 'asa' pelo desenho do motor, mas que justamente pela potencia deste levou-o ao título. Tanto que não convenceu que foi preterido a Villeneuve pelo 'Comendatore'. Jones...na Willians... que após uma bem sucessida manobra, jogou Piquet ao muro... na largada da ultima corrida de 1980. Ambos disputavam o título e o carro reserva da Brabham não tinha a mesma competitividade do titular. Resultado...Jones levou o título de fato mas Piquet foi reconhecido pelos especialistas como o campeão moral. Que sucessedeu-se com Jones depois do título?... uma volta desastrosa por uma equipe beirando a mediocridade (Beatrice). Mais, o que esses, e tantas outras 'promessas', fizeram (em pistas ou negócios)depois de deixar a categoria?

Pois é... esse alemãozinho não me convenceu... e nem vai.

Rápido? sim... como se espera de um piloto de categora top do automobilismo, ainda que alguns usem habilidades extra-corporeas ($) para pegar um acento desses monopostos deixando os realmente habilidosos na mureta (como o companheiro de Rubinho do ano passado)'ou em alguma sala de imprensa fazendo comentários televisivos.

Sim...o 'alemãozinho' consegue ser rápido (e prepotente). Por isso foi tão saboroso ver alguém que largou na pole chegar em segundo, sendo que esse alguém é o atual campeão do mundo... correndo com de certa forma o melhor conjunto... e que se não fosse outro que encontrou um título numa curva ter errado de pit, talvez nem em segundo chegaria.

Aliás, pilotos como Rubens, Massa, Webber, deveriam fazer um curso intensivo com Nelson Piquet para aprenderem a como dar um nó 'naqueles' que ficam dando rasteira dentro da equipe.

Piquet, contratado como primeiro piloto da equipe Willians, após um acidente que afastou um de seus sócios proprietarios e fundador-Frank Willians-teve suplantada a clausula do contrato e viu seu companheiro, Nigel Mansell, ingles em uma equipe inglesa, ter melhor atenção dentro da equipe. Após várias desementidas, Piquet foi obrigado a aceitar publicamente após uma vitória de Mansell no GP da Inglaterra em que o carro reserva que mal andara no Warm-up com Piquet, deu a vitória a Mansell após a troca para um segunda largada devido a um acidente ocasionado pelo próprio Mansell que tirou Jacques Laffite da prova e da categoria devido a fratura em ambas as pernas. Um dos momentos mais ímpares da F1 em situações desse tipo, Piquet, ao ouvir no rádio o chamado para Mansell, em que o box estava pronto para a troca de pneus, Piquet subitamente entrou e parou no pit...fez a troca, colocando os pneus que eram para Mansell. Na imagem da TV é possível ver Patrick Head (que preferia a Mansell) ir a fúria por tal manobra. Ainda sobre o acidente com Frank, Piquet foi o responsável pelo salvamento e socorro de Frank.

Ano passado bem que tentei mas não consegui comprar algum pac de RedBull que viesse com a imagem de Webber! : ( Tem gente que acreditou, e como tem jornalistazinho barato que bota lenha nesse fogo, que Webber esmoreceu nas 2 ultimas provas e bla bla bla bla...

Ainda me é bem fresco na memória quando Webber ficou sem o 'novo bico' do carro e venceu a corrida na raça... ao que ao final pronunciou: 'nada mal para um segundo piloto'.

Pois é...as vezes os cartolas fazem suas escolhas... Mas as vezes o talento também faz das suas (quando é verdadeiro). A corrida de Mark nesse ultimo domingo na china é daquelas que se fosse o Senna, estaria na capa do caderno de esportes intitulado 'magic Senna'.

Com mais de uma dezena de carros separando os dois pilotos da equipe...em que um largou na primeira posição...e o outro no 'bolo nervoso' (que alguns 'Hexa'campeões não conseguem conservar nem o bico) ao final... esse... do bolo nervoso... chega uma posição atrás do que largou em primeiro. Não...não foi uma corrida de sorte (como a que levou a vitoria um piloto na indy também no domingo-Conaway-).

Mark fez um ano incrível em 2010. Não levou porque...porque não tem vinte e poucos anos e é garoto propaganda do principal patrocinador.

Mark não levou o título em 2010 porque não importa se um piloto quer acelerar a maquina da pista quando outra 'máquina' toma o controle da prova (alguém ainda se lembra quando por telemetria não deixaram Mansel passar Patrese em Monza e aí Mansel foi para o box e disse que o carro tinha problemas? foi hilário... o carro tava ótimo... e foi um boicote supimpa de Mansel em resposta ao boicote que lhe impuseram).

Pode até ser que o alemãozinho chegue ao Bi esse ano... mas terá que continuar dando seu showzinho patético e prepotente de colocar o dedo indicador em riste, afinal... ele não vence mas não convence... (ou porque será que o padock torcia pelo Mark ano passado).

Outro que tem tomado deliciosos 'chega-prá-lá' é o 'Nandinho'...é...esse 'garoto' do carro vermelho. Massa também não ficou incólume e já sentiu o embaraço de não dispor do mesmo equipamento (ainda que inútil) que Alonso. Pareceu uma daquelas péssimas 'jogadas' tentando botar pressão... e que já fizeram equipe perder título.

Domingo foi o dia dos capacetes amarelos. Talvez, poderão dizer os mais espíritas, o 'espírito' do Senna, sua 'energia' resolveu dar as graças na china e contemplar a pilotos que gostam de velocidade... com habilidade e capacidade próprias.

Eu prefiro crer que a pista da china pode contemplar a quem de fato sabe andar. Eu nem quis saber se o 'alemãozinho' teve alguma coisa no carro... (será que ficou sem Kerz?)... porque, como disse o Galvão... o trabalho 'sujo' ficou com Webber... Mamão com açucar todo mundo quer...


Mark... esse é o cara.

O alemãozinho vai precisar de muito mais lob do que o apadrinhamento da equipe para poder chegar ao alemãozão... e com o 'bom temperamento' que ele tem, seria bom comprar uma caixa de Valiun ou Prozac.

Piloto?

...fica uma dica: GP da Alemanha de 1935.

Um comentário:

  1. Até que enfim alguém levanta a bandeira! Bah, o Webber é um piloto muito rápido e merecia mais sorte. Depois da morte do Senna e como até hoje não tivemos mais pilotos na F1, mudei para a Indy.
    Mas confesso que senti saudades do tempo em que Villeneuve (pai), Piquet, Lauda, Prost, Renne Arnoux, Patrese (o melhor segundo piloto do mundo) corriam. E o Senna, Mansell, e toda aquela turma. Ganhava o talento e não o carro apenas.

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