AS FOTOS ENVIADAS PELA AUTOMODELLI (!)

em sexta-feira, 27 de abril de 2012

BERTA

Devido  a seriedade do ocorrido, o espaço do blog da alfa abre-se para esclarecimentos sob a pauta do maverick berta automodelli. Espero poder o mais breve possivel trazer postagens que ilustrem novidades e curiosidades do modelismo e do automobilismo. Espero poder trazer informações que venham apenas a contribuir para o colecionismo sadio e somar a tantos mini museus que se espalha pelo Brasil e dessa forma contribuir para a manutenção, ainda que de forma modesta, de nossa história. 
A alfa existe a 10 anos... e no modelismo estou a 40 anos. Profissionalmente a 30 anos.
Minha pretensão: -poder executar modelos, na recem descoberta escala 1:64 por mim (e a simpatia e harmonia dos colecionadores desse genero), modelos de nossa frota que estão esquecidos ou desconhecidos. Não me preocupo em ser o primeiro... mas em fazer direito. ...e é por isso que divulgo a lista do que pretendo fazer a medio-curto prazo. Taí...ao lado no blog... e não preciso fazer um monte de bolhas que sugiram a eles para carimbar 'eu ja to fazendo'.
Faz quem pode...e como pode. De minha parte... amo o trabalho de feedback...de saber de cada cliente...o que achou...o que acha.. o que quer...seu sonho... (e não o meu)... se minha meta fosse capitalizar sobre uma miniatura... não disponibilizaria a mesma na mais variada linha de cores existentes. Algo que nenhum outro fabricante fez, se dispos a fazer...e virá a fazer. Faço por idealismo... por paixão. E os apaixonados...podem suspirar comigo. Assim, de forma franca, aberta,  tenho tecido laços por onde tenho passado... Não preciso de um premio ou de vender 5000 reais em miniaturas para saber o que eu faço. Meu termometro são os que chegam até mim...os que recebem minhas miniaturas... dos que viajam comigo nesses minibancos. Aqueles que ja adquiriram minha miniaturas...sabem o quanto me preocupo com o que acham quando as recebem. Isso é o que me importa...assim meu trabalho se desenvolve...assim crio amizades. Talvez...se acertasse na mega sena... faria de graça...pelo simples prazer de fazer...porque...so mesmo um louco ou um apaixonado para desenvolver um kit peça por peça na ordem de 400 peças, buscando a fidelidade na mais infima medida sendo que para isso, nada de torno, fotoeched...ou outro meio que não uma chapa de plastico, tubos de latão em varios diametros, solda (a queimar o dedo). Porque para mim, fazer uma miniatura em CAD...passar em um CNC... desenhar em corel, fotograr e corroer o metal...não é modelismo. 
Nesse pouco tempo que esse espaço esta no ar, e a ele se associaram dezenas de pessoas, leitores, e colecionadores-amigo-consumidores... só tenho a agradecer, pois é da participação de cada um que subexisto. Por isso, a voces, minha total transparencia... sem avatar...sem pseudonimo... simplesmente JULIO.
----------


Como prometido trago as fotos da Automodelli. Quero destacar que, as fotos que aparece nomeada ou legendada como 'Automodelli' foram por eles fornecidas.

Como pode ser verificado na postagem anterior, tais imagens foram encaminhadas para atestar que o projeto era 'novo' e não o meu.
Assinalei em algumas imagens as semelhanças. Sobre a questão fidelidade do modelo, o que foi 'ajustado' no modelo 'deles' e o que havia de falha no meu, não entrarei no mérito. Talvez quando o modelo de fato estiver sido comercializado. Afinal...se eu o fizer agora, antes do lançamento, caso levem em consideração minhas observações estarei de novo entrando na situação a qual agora me encontro.
Me atentando apenas para as imagens concedidas e o que foi mencionado a respeito, deixando o mérito dos demais apontamentos para posteriori, confesso que estou diante de um impasse!

Foi dito em segunda instancia que o meu modelo foi descartado porque era uma 'imagem distorcida' do que de fato é o Berta. E que assim, de forma muito escrachada...o mesmo não teria a menor utilidade para o projeto.
Bom... Eu não vi nenhuma foto em que aparece o MEU Berta e o berta da Automodelli.
Apenas uma que aparece um amarelo...e outro marrom...ainda não modificado.
O maverick que chegou até minhas mãos para adaptar para o berta, e não um projeto de miniaturismo, visto que em primeiro lugar seria para autorama e também porque o plastico da carroceria estava muito frágil devido ao tempo e outras forças físicas que sofreu. A carroceria me foi entregue sem as colunas dianteiras, estrutura torcida, e teto abaixado por pressão...como um pisão ou algum peso que lhe foi imposto sobre. De forma alguma...hahaha...eu iria rebaixar o teto de um carro de corrida! Acho que eu preciso fazer uma postagem de como decorre minha pesquisa para chegar a concepção de um modelo. 

Bom... se o modelo da automodelli não é o meu...é um novo....esse que me enviaram as fotos... e se o meu estava errado...porque alargaram o paralama igual ao meu, que é dito estar errado:

Se meu spoiler dianteiro estava errado (de fato fiz um spoiler que evitasse tocar a pista e outros carros para que não quebrasse, visto que não seria uma copia em resina que iria para a pista, mas a carroceria enxertada), então...porque o spoiler deles esta igual ao meu...e depois tem um complemento:

Se dispor de uma 'vasta' literatura (e nem sempre isso basta) era suficiente...porque precisaram ver o meu modelo...em que...até a naca do freio traseiro parece estar milimetricamente no mesmo lugar com tolerancia de 0,001mm:

Da para ver em uma foto...o paralama 'deles' com uma tira a mais de estireno...completando 'o angulo' (!!!)
ué...porque ja não fizeram direto o correto: 
foi utilizado o meu como referencia:
porque: o meu não estava errado: porque usar o meu de referencia se é simples de fazer ao contrario do que diz a 'minha pretenção': (como disseram no email)
Engraçado que usaram a mesma ideia para alargar o paralama... tira de estireno no contorno, depois de abrir a caixa de roda modelando com massa depois. (poxa..documentaram tanto...porque não o passo a passo:)
! até o suporte no paralama traseiro para o aerofolio...identico! 
Houve melhorias: com certeza...é uma nova proposta.

A pergunta que não quer calar:
- onde foi feita a melhoria: num novo (mesmo!) ou no meu: 
- o meu não serve...mas tal como o meu seguiu-se o da automodelli
porque não começaram certo e porque não fizeram a foto dos dois juntos: (os dois masters)
Sobre fazer um novo...e igual a referencia.... imaginem:
a FAB compra um jato de ultima geração. Desmontam inteirinho...e mandam a Embraer fazer um igual (alias...teve um paizinho aí que fez isso com o mirage...acho que no oriente médio).
ué...é um novo! não copiamos nada! torneamos cada parafuso.
Esse mes, está em uma revista de aeronautica, mas pode ser visto na internet...uma empresa de aviação que copiou o trem de pouso de um helicóptero e colou nos seus produtos. Detalhe...a copia não foi pegar o original enfiar em uma forminha e tirar outra...certo!
Se eu vou em algum lugar e fotografo exatamente algo que alguem fez e faço igual... é novo:
MAIOR DETALHE DESSA HISTORIA TODA: não acusei em nenhum momento a automodelli de piratear alguma coisa. que fique bem claro isso. O modelo do berta não era um produto... mas uma peça unica feita para um cliente. Minha perplexidade foi interpretar que o produto deles foi feito embasado sobre um trabalho meu...e dada a proximidade que a automodelli ja se mostrou ter comigo, inclusive enviando emails de lançamento de seus produtos, em nenhum momento entrou em contato antes de executar esse trabalho.
Paternidade... esse é um assunto para outro post... 
(como todo os 4 emails recebidos)

Fiquem com as imagens


a imagem superior, mav amarelo é automodelli.
a imagem inferior, com o scoop no capo é o meu maverick
Atenção para a curva do paralama traseiro e o enxerto no spoiler dianteiro. (porque ja não fizeram certo no deles. Se não é o deles...e é o meu...então mexeram no meu!










é preciso tomar cuidado com o que se quer reprozuir e olhar atentamente a 'vasta literatura' para não estar sujeito a enganos posteriormente. O que mais vemos em modelos de larga produção ou artesanais feito a toque de caixa são falhas de layout... falhas na transformação...erros dimensionais...Vai uma dica...cada ano...e cada corrida de 1980 para tras, resulta em um carro diferente.  



5 comentários:

  1. Julio

    Boa Noite

    Para não retorquir a sua detalhada analise técnica,e tornar a minha resposta cansativa; só uma informação cabal.
    TODOS sabem que a cor original do Kit Maverick da Revell, é amarelo certo?( amarelo original como está na foto Automodelli ).
    Se ``copiamos´´ a sua miniatura ( você mesmo falou que desenvolveu o projeto a anos, e sei que é verdade ), como é que na nossa foto recente,o modelo utilizado está ainda na cor original impecavel, sendo o seu ( feito anos atrás ), está já com massa, primer, partes de tinta ( teria que aparecer estes detalhes na nossa foto ).
    Me explica como ``copiaria´´ a sua carroceria, e ainda permaneceria a cor original de fábrica do kit; sendo que a sua miniatura ( devido o seu trabalho de adptação ) está toda mesclada de cores !!??...

    ResponderExcluir
  2. Pois então... se 'tooodos' sabem que a cor é amarela, porque então o carro ja pronto está amarelo, na foto que aparece com o alicate:
    -foi pintado apos a modificação...pois então também o poderia ser antes.
    Mas... se meu projeto foi descrito no email divulgado aqui no blog, porque começaram o de voces exatamente como o meu:!
    Para mim a imagem é muito clara que voces no minimo usaram meu modelo como referencia em primeira instancia... fazendo as correçoes JULGADAS por voces a posteriori.
    Bem...acho que também é do conhecimento de TODOS que se eu fotograr um projeto e executa-lo a partir dessas imagens estarei me apropriando da ideia do outro. Inclusive é por isso que muitas empresas proibem maq.fotograficas em suas instalações. TODOS sabem o fato ocorrido entre McLaren e Ferrari...
    Então Apuzzo... para mim o que é mais CABAL são exatamente todas as informações que voce mesmo trouxe para que eu divulgasse. EU FIZ o BERTA e sei muito bem o que fiz. Podem até ter feito outro (e toooda essa preocupação em provar... falto apenas a foto dos dois juntos) mas... pegaram o caminho das pedras.
    Para mim, é mais do que claro, e quanto a essa questão, ela ja tem meu parecer imutável diante do que foi apresentado.
    Como citado na postagem, ja sobre os emails, sobre cada ponto que apontou pretendo também fazer o meu comentário a respeito oportunamente. Como disse o Mauro, ou voce, ja nem sei quem redigiu o que, é um episódio triste. Lamentável. Que poderia ter sido evitado se o mesmo empenho de divulgar os produtos de voces a mim também se apresentassem cordialmente informando o que fariam. Não faço questão de direito nenhum e nem financeiramente, pois o que se mostrou nesse episodio é a falta de algo que o dinheiro não compra. Há 40 anos como modelista, dessa época 'sonho' que o hobby desenvolva-se de forma harmoniosa e menos bairrista. Não faço nada por ego, faço por ser um entusiasta e um apaixonado pelo automobilismo, e TODOS os que me conhecem, ou que adquiriram um produto meu sabem disso.
    O 'MEU FILHO' foi uma forma jocosa de tratar o assunto, apenas isso. Se com outro fosse, pode ter certeza que o título não seria esse. Não reinvidico paternidade de nada. Quem sou eu: tenho a licença oficial de algum dos nomes envolvidos em meus produtos:
    e quem os tem:
    A imagem da automodelli, enquanto fabricante de miniaturas para mim continua a mesma, e assim pleiteio para os que me leem. Em nenhum momento até o recebimento do email da automodelli eu me referi a mesma de forma grosseira ou descabivel. Nem mesmo dei um chute no escuro, pois voces mesmo afirmaram tudo o que eu disse na primeira postagem. Minha perplexidade expressa naquela postagem tinha fundamento e não há como negar isso, e tão pouco a atitude de achincalhar o que eu fiz, sendo que voces utilizaram, no minimo como referencia. No jorgão popular...e cuspir no prato que come.
    Acho que deu, não!
    : (

    ResponderExcluir
  3. Em respeito a qualidade dos leitores, peço desculpas por alguns erros de digitação, dada a instabilidade da conexão da operadora que estou usando, pois devido a isso para não perder o material digitado publico sem uma revisão ortografica. Outro sim para um problema de configuração de teclado: onde verificarem ':!' na verdade segue-se interrogação.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Julio

    Boa Tarde

    Concordo só com a sua última frase
    ``... Acho que deu, não ! ´´.

    Sinto argumentando com você, o sexo dos Anjos.
    Novamente declaro, que você é um dos 10 melhores modelistas, mas inversamente proporcional é a sua jactância.

    Obrigado pelo direito de resposta.
    Aguardo a sua visita, e será bem recebido pela Equipe Automodelli

    ResponderExcluir
  5. Júlio,

    Por favor, o pedido aqui foi "apenas" para corrigir sua acusação de "pirataria".

    Não disse que não parti de seu modelo, disse apenas que tive que corrigir seu master.

    O que aparece nas fotos são as correções, principalmente a altura das colunas "As" e detalhes de paralamas e etc.

    Não houve desmérito ao seu ótimo trabalho, mas apenas a intenção de dizer que houve um trabalho em cima deste, e não foi pouco.

    Portanto no meu entender foge da categoria de cópia.

    Mesmo porque, se assim fosse, o fato de vc ter usado como base o original Revell também seria cópia, e isso não procede.

    E o que falar dos 1/64 então? Vc não usa a base de outros modelos já existentes usando sua ótima habilidade no modelismo para oferecer um produto superior?

    Reafirmo, usamos seu modelo sim, corrigimos algumas falhas, que sempre existem em qualquer atividade manual.

    Quanto às "poucas fotos" foram feitas em meu celular. Fotografo em meu celular para meu registro e não para ilustrar um "paço a paço" e a intenção era registrar meu trabalho.

    O modelo foi pintado de amarelo para simplificar a comparação pois veio sem primer, se lembra? e o marrom usado para medidas do original.

    Entendo vc estar chateado com as acusações e respostas já feitas por aqui.

    Agora, imagine nós que fomos acusados, logo de cara, sem qualquer "sutileza" de sua parte?

    Gostaria muito de por fim a essa polêmica, em nome de nossa amizade, se é que restou alguma de sua parte (da minha estou tranquilo)

    Em meu (meu mesmo de mais ninguém! todos os outros irão discordar de um ponto ou outro)modesto resumo eu diria apenas:

    Houve a acusação de pirataria, acredito que por falta de comunicação entre as partes, mas entendo os motivos de ambos os lados.

    Explicamos o que houve, nunca negamos que o master era SEU, apenas foi retrabalhado, se para melhor ou pior, critério de quem o fez.

    Continuamos discutindo a "coisa" cada um defendendo o seu ponto de vista. Eu no meio disto tudo só posso dizer que vcs são ótimas pessoas e tem muito mérito em seus trabalhos, além da seriedade e honestidade.

    Todos tem contribuído de forma exemplar para os colecionadores de autos nacionais.

    Por favor, vamos parar por aqui, enquanto ainda é tempo.

    abçs

    Rogério

    ResponderExcluir

FACEBOOK



Topo