SURTEES TS 14 e MACH 721do MÕCO!

em segunda-feira, 18 de junho de 2012

Belos, de brasileiros... e da brasileira alfa!

 

 FOTO MODELO: fabricado pela alfa. pintado e montado por Julio Cesar

Olá, conforme prometido, trago fotos dos trabalhos que 'me tomou' por completo o tempo nesses últimos poucos mais de 35 dias. Em primeira mão publico apenas 2 imagens, e nas próximas postagens estarei trazendo outros ângulos de cada um deles, inclusive o March 721 do Môco, que tem bico, asa traseira, tomada de ar e 'castelo' do cockpit,  escamoteáveis. Os trabalhos poderiam ainda ter ficado melhor, mas o tempo é cruel e inflexível, a data de entrega aproximou-se... e foi preciso deixar tudo finalizado.O March leva pneus e rodas de resina com miolo das rodas em metal. Já o Surtees leva pneus de borracha com rodas de resina. Ambos os modelos, totalmente projetados, desenvolvidos e fabricados pela alfa. Já na época de lançamento, em 2001, o Surtees trazia na caixa a inscrição 'modelo original-não é cópia'. O Surtees possui pouco mais de 120 peças, ao passo que o March conta com mais de 400 peças na montagem.

Na contramão da modinha.




 FOTO MODELO: fabricado pela alfa.
 Cockpit e carenagem pintados por Rogério.
 Montado por Julio Cesar



Foto: Modelo da Hiro. Comparem.
Nota: Pace nunca pilotou o march com essa tomada de ar.

Enquanto outros fabricantes buscavam explorar o universo conhecido da historia da F1, como Emerson, Piquet, Senna... McLaren, Ferrari, Copersucar (sendo que modestia a parte fui o primeiro a construir miniatura em plastico na escala 1:20 do F5A, FD04, F6 Concorde. F7 Skol (em que esses dois ultimos foram agraciados com medalha como premio de sua colocação final por ocasião da participação em concursos do IPMS-GPPSD), a alfa, tendo como premissa o resgate da história do automobilismo (e do automóvel agora com a JULIO) brasileiro para além das 'vedetes' mais badaladas. Tanto que muitos acham o march 711 um carro horrível, assim como o Brabham BT 34 (pata de lagosta) que também pelas minhas mãos surgiu o primeiro modelo que depois chegaria ao mercado na concepção de outro fabricante. O March, em seu lançamento, apresentou um carro totalmente carenado, muito parecido com o que viria a ser o FD 01 posteriormente. No formato de uma bala (ou gota) o carro, com linhas do monocoque invertida em relação aos adversários (Tyrrell, McLaren, BRM...) possuia sua parte de maior largura logo atras das rodas dianteiras e a silhueta ia ficando mais esguia com o avanço para a parte traseira. O bico, de forma abaulada e curvilínea conferiam um formato de projétil que era reforçado pelo perfil traseiro. Os Cowling dos radiadores laterais e entrada de ar do motor formavam um conjunto harmonioso aerodinamicamente provendo uma linha de fuga para o ar que cortaria o carro longitudinalmente. Para auxiliar o gripe mecanico... apos testes de pista (túnel de vento? isso era ficção na época) aerofolios (então enormes) foram instalados na traseira extrema, ora quase sobre a linha imaginaria do eixo de tração. Na dianteira um spoiler em formato de prancha, que outros chamam de tabua de passar roupa. O carro deu a Ronnie Peterson o vice-campeonato de 1971, sob um campeão nada menos que Jackie Stewart, que nada menos, fez a temporada inteira com o mesmo chassi (será que o cara era bom?). Quem leu o livro da historia de Pace sabe de outros meandres de sua participação na F1 com esse March...tal como o patrocinio do Banco Português do Brasil (extinto). Usando Motul... em uma corrida, acho que no Canadá, o March aparece ostentando stick da Shell e da Castrol!E assim, iniciando com o Surteess, a alfa partiu para o March, no ciclo invertido da trajetoria de Pace na F1 que estreou na Willians (march), foi para a Surteess e finalmente a Brabham.É gratificante poder contribuir com o propagar da historia desse piloto brasileiro, de talento, e muito rápido, que a vida ceifou antes que pudesse chegar ao campeonato. Mais ainda, pois, a excessão de  um fabricante de minis em metal (a politoys) a alfa foi a unica que dedicou atenção a este modelo (que agora a japonesa Hiro absorveu) assim como o Surtees TS 14, considerado por alguns como o carro de linha mais bonita.Nas proximas postagens...mais da historia desses carros e da alfa.

4 comentários:

  1. acho que agora ja está visivel. por favor, se continuar invisivel...postem outro aviso aqui. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Hi Jake, Yes, I see and I don´t beleave too!
    is wonderfull realy! it cars I very like, this is a special year´s of F1. And the driver´s is fantastic!
    Thanks for your coment´s

    ResponderExcluir
  3. Jake, all the cars is manufacture by alfa with project and denvelopment by me.

    ResponderExcluir

FACEBOOK



Topo