ALFA NA IMPRENSA

em sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Não fui a França...mas foi quase!


Já não é de hoje que estou por divulgar algumas andanças de minha trajetória e da alfa. Venho pensando em algumas alterações no blog, mas ainda é bem presente a lição de meus tempos de publicidade em que a alteração da imagem de um produto é delicada e de risco. É preciso ajustar algumas coisas 'nesta casa' mas é preciso manter a 'alma'...a 'cara'.
Bom...até lá...vou usar do espaço da postagem então.
A foto acima é a capa de uma conhecida revista francesa sobre modelismo. Por ocasião de um de seus editores estarem no Brasil, foi feita uma reportagem sobre o trabalho dos modelistas brasileiros no tema F1.
A foto que consta na abertura da matéria é de uma loja e o bico do McLaren é uma 'arandela'...isso mesmo,  um tipo de abajour, temático, que era produzido ha alguns anos atrás sob encomenda... e pelo que sei, por um modelista, mas essa informação foi sigilosa pelo lojista, claro, que revendia o trabalho.



A revista está ótima, com uma matéria espetacular sobre o Shadow e alguns reviews da época, inclusive de slot. E eis que surjo! Agora 'Jules Cesar'! (sic). Pena que no dia estavam somente os modelos que lançaram a alfa: os Surtees TS14 (versão Jochen Mass e José Carlos Pace).


De forma alguma desmerecendo qualquer publicação nacional, que aliás, tenho por demais o apreço e também na minha 'vasta' biblioteca, fazer parte de uma pauta nessa revista francesa sem duvida alimentou o ego e principalmente a satisfação pelo reconhecimento de meu trabalho. E não porque isso venha a gerar receitas no exterior, até porque me despojei de fazê-lo devido a complicações que esses tramites implicam. A isso, preferi me ajustar a este país e seus consumidores. Fazer para nós. Afinal, quando queremos algo de fora, temos que nos virar nos 30 (eu já to me virando nos 40 -ainda!-). Levo muito a sério essa história de patriotismo sim. Tanto que os manuais dos kits produzidos pela alfa, com 10 paginas de texto, nunca tiveram uma versão em inglês pela alfa (não sei se alguém traduziu e disponibilizou pela web). A alfa produz para o Brasil, produto nosso para nós, porque aqui é sim um reduto de excelentes modelistas, artistas aliás nas mais diversas esferas (inclusive para sobreviver!...a tantos impostos e corrupção!). Sempre digo por aqui e onde passo deixando comentários, já passou da hora de valorizarmos o que é nosso! Pois isso só nos dará mais autonomia e melhores preços, e ainda que isso se aplique a tudo, to me referindo ao modelismo mesmo.
Existem mais ou menos uns 8 fabricantes de kits de Formula 1 em resina...no mundo, e SEIS estão no Brasil!

A última iniciativa nacional no modelismo que tomei conhecimento é um fabricante de rodinhas com pneus de borracha para os 1:64. A alfa, partidária de empreendimentos desse tipo, ta buscando disponibilizar esse item, como acessório, ou até quem sabe como produto de linha, nos modelos 1:64 que levam a marca JULIO. Apesar do 'ligeiro mal estar' na digestão de um assunto que pautou a Automodelli com a alfa, eu tiro o chapéu para a iniciativa do seu fundador e que desde a sua criação buscou resgatar a memória da historia automobilística brasileira na escala 1:43. Todo mundo quer o mamão com açucar, mas...na hora de escolher um JK de um piloto que para muitos 'jovens' de hoje é um 'sei lá quem'...isso ninguém quer, e a Automodelli fez. Parabens!

Estou no modelismo a 40 anos, e desses, pouco mais de 20 atuando profissionalmente, em que se inclui nos últimos 10 anos a alfa brazilian miniatures. Vi surgir e sucumbir muita coisa...e lastimo por demais á aqueles que pereceram. Havia muita coisa boa. Quando vou ao centro de SP e passo pela calçada onde se encontra um ícone do aeromodelismo, principalmente, muito mais do que saudosismo eu inspiro quando observo ou entro na loja AeroBrás (da decada de 60 ou mais). Ainda do mesmo jeito... mesmo balcão...mesma vitrine, mesmo layout...mesmos vendedores... olho para trás e observo se o carro estacionado na porta é um modelo 2000 e alguma coisa ou algo como uma Variant laranja ou um Corcel I azul bebe!

Espero sobreviver o tempo suficiente para produzir um trabalho que possa 'ficar', o suficiente para semear nos que ainda estão brotando, o espirito nacionalista, legitimo e puro e que só tem por nos preencher de orgulho e satisfação. E quem sabe, talvez...não de alguma cria, que assim como a Aerobrás sobrepôs-se a finitude do Sr. Shoji Ueno (o fundador), assim como muita coisa que ainda se encontra por lá.

(proximas postagens, recordação com alguns folders e catálogos antingos)

3 comentários:

  1. Hermoso que traiga una nota sobre el equipo Shadow de F1; ¿muchas fotos sobre los Shadow? Me encantaría poder verlas.
    ¿El Jules César de la foto eres tu?
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  2. Holá Juanh, si si... Jules Cesar soi jo. Grato per los comentarios de ustes. Siempre benvenido. Voi aca preparar uno post sobre el equipo Shadow que em mucho me encanta... miro essos coches desde que era uno niño. Pretendia sacar uno kit deste modelo con la etiqueta alfa aunque otro fabricante del Brasil o fez (jo havia comentado con el... enfim... non és possibile hacer tudo. Detalhe: de mi lista de modelos a sacar, otros tambien foram produzidos per esse fabricante).
    Un de los coches del equipo produzido per la Ace Models foi produzido aca en lá alfa, en un tiempo mui conturbado e con muchos problemas tecnicos (lo modelo 'wing' que entre otros navia la figura de un leon).
    Me preferidos son los de Jarier e Ton Price.
    Voi a reunir materiales fotograficos para hacer la postagens.
    saludos e abrazos
    Julio

    ResponderExcluir
  3. Julio, espero ansioso esas fotos de los Shadow entonces; creo que al que hacés referencia debe ser al DN9B "Samson Shag" de Jan Lammers de 1979, que tenía el dibujo de la cabeza de un león; muy bello modelo. Igual que tu, los preferidos míos son los DN5 de Jean Pierre Jarier y Tom Pryce.
    Cualquier foto que necesites del equipo Shadow sólo tienes que pedírmela.
    Abrazos amigo!

    ResponderExcluir

FACEBOOK



Topo