CAMILO CHRISTOFARO - CARRETERA

em domingo, 19 de agosto de 2012

LOBO DO CANINDÉ*1 (links atualizados em 20-08)
CARRETERA - FOTOS julio cesar para alfa

"A primeira carretera que montei tinha motor de Corvette de 283 polegadas cúbicas, nessa segunda já usei o motor de 307 polegadas cúbicas, tinha mais de 500 cavalos. Com esse mesmo carro ganhei mais tarde, em 1970, a prova de velocidade na avenida Marginal, em São Paulo, quando atingi 237Km/h no quilômetro lançado." 

Camilo e seu Chevrolet 1937 ainda original.FOTO:Wilma Christofaro/Revista TRIP.

Um ícone do automobilismo brasileiro, Camilo Christófaro sem dúvida representa uma fase muito mais do que romântica do automobilismo. Pode-se dizer Heroica! As vezes, atribuir apenas 'romântica' acaba por sugerir leveza, amadorismo, paixão, mas a época das carreteiras foi muito mais do que isso.

A alfa está desenvolvendo uma carreteira 1:64 para a marca JULIO
em homenagem a esse excepcional piloto.

Essas são algumas das fotos que fiz em uma recente exposição no prédio do Conjunto Nacional na av.Paulista. O carro, que segundo reportagem da revista Trip (link ao final da matéria) está sob a 'guarda' da filha de Camilo.


Vou anexar outros links com a história ao invés de transcrevê-las aqui (Nobres do Grid é um site muito show para quem curte historia do automobilismo nacional). Penso ser muito interessante que conheçam os espaços citados, mesmo para aqueles que já sabem da história de Camilo, outras talvez poderão encontrar, não menos interessante (como a que eu li sobre o Toni Bianco).


O carro: A carreteira, como assim eram denominados esses tipo de automóveis à época nas tradicionais provas argentinas, tratava-se de um Chevrolet 1937, o mesmo que aparece na primeira foto desta matéria. Motor Corvete, pneus especiais (aqui na foto já em UP com slicks). Suspensão diat.Chevrolet Tras. Camilo.


Diz-se que cada ruga traz trechos de nossa história, pode-se dizer que assim o é com as marcas cicatrizadas na carroceria deste carro. 
Personagem principal da figura do nosso automobilismo esportivo, assim penso que Camilo partilha com outros ícones a historia por nossas pistas. Sobrinho de Chico Landi, Camilo, sem dúvida, está entre os melhores dos melhores, que merece ser reverenciado. 
A ele, outros dividem esse palco, como Toni Bianco, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Grecco... que se fossem todos, pilotos da força aérea, teríamos o melhor esquadrão do mundo.

(...)

*1-LOBO DO CANINDÉ - apelido por ser o bairro em que nasceu, viveu e morreu em SP. Canindé.

Não deixem de ler:







Um comentário:

FACEBOOK



Topo