ALFA GANHA ASAS

em sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PARA ALEM DO ASFALTO: CÉUS.

Olá, agora, além de rodas, a alfa tem também 'asas'. Sempre com o foco para a carência do modelismo, a alfa parte agora para a produção seriada de modelos de aeronaves. 

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foto:o ponto de partida do modelo: um pedaço de madeira.

Inicio o ano trazendo as imagens do primeiro modelo que a alfa pretende colocar em produção em uma série ainda não definida mas com uma gama de opções bem variadas de companhias aéreas.
Não é raro encontrar um modelista de qualquer segmento que não tenha iniciado no hobby com montagem de avião. Avião e a marca Revell, que durante muito tempo foi praticamente sinônimo de kit plastico no Brasil, eram muito comuns no meio. Eu encontrei um artigo interessante da história da Revell e muito breve, e buscarei traze-lo para vocês.
Completando 50 anos esse mês, tenho pouco mais de 40 no modelismo. Claro que no início meus trabalhos eram muito grosseiros. Além do que, materiais e ferramentas eram muito precários, tanto na disponibilidade quanto na qualidade. Aerografo? produto caríssimo e dificilmente encontrável a venda e quando sim, valores vultuosos. Vale lembrar que era ferramenta utilizada por lay-out man em agencia de propagandas e ilustradores. E foi no departamento de arte de uma agência que tomei meu primeiro contato com essa preciosa ferramenta, mas isso pouco mais de 10 anos depois..., há uns 30 anos atrás.

foto:perfil provisório do modelo na escala 1:144

 Um conhecido paulista ficou folcloricamente conhecido no plastimodelismo por utilizar bomba flit com bico de geladeira para pintar seus kits de automóveis.
Assim, disponibilizar um modelo de avião para venda é um retorno ao ponto de partida, em que também projetei, e construí aeromodelos também. Ah..aerobrás... reduto de sonhos meus, e de muitos outros apaixonados...por kits, balso, decalques...
O modelo aqui apresentado é um embraer. Para confeccionar a peça matriz parti de um pedaço de madeira cortado nas medidas maximas externas da fuselagem e procedi esculpindo o perfil do avião tridimensionalmente.


Após chegar ao perfil, foi feito um reparo da superficie com massa plastica e aplicação de primer. Essa é uma etapa ainda a ser repetida por algumas vezes até recobrir os veios da madeira totalmente e também furos e falhas, tanto da madeira quanto da massa plastica.

foto: vista do dorso com a casa do trem de pouso.

foto:comparação do perfil do modelo com modelo real
em foto na revista de bordo da Azul.

foto: template do parabrisa.

 As asas foram feitas em plastico com parte superior em massa plastica. O perfil foi obtido esculpindo e lixando a massa plastica.

foto: vista das asas e turbina sob planta do modelo na escala.

Para a confecção das turbinas foi usado um pedaço cilindrico de madeira e procedeu-se inicialmente a um trabalho de torno e depois, devido a sua forma ovalada, assimétrica, também foi efetuado um lixamento.


foto: verificando o conjunto de peças : asa e turbina.




foto: leme

 para o leme, uma grossa chapa de plastico, modelada com lixa e riscada com scriber para confeccionar os paineis de acesso e móveis.

fotos superior e inferior: checagem do conjunto de peças.



foto: verificação da harmonia do conjunto.




Na noite de 31 de dezembro de 2012, enquanto alguns já estavam estourando garrafas de espumantes e outros soltando rojões, na oficina a dreamel zumbia retirando material do modelo para ajustar dimensões.
Já com acabamento bem avançado foi constatado um excesso no comprimento do bojo inferior necessitando assim de sua correção. A alfa não aguarda para fazer reparos nos modelos estejam eles em que etapa estiverem. No inicio deste blog podem conferir um verdadeiro trabalho de funilaria em miniatura que atesta esse conceito da alfa.




foto: primeiro teste da janela frontal.

foto: perfil do dorso já ajustado. agora é proceder ao acabamento.


foto: conjunto que perfaz o kit de montagem:
fuselagem, asas, winglets, cabide da turbina, turbina,
carenagem dos atuadores dos flaps, leme, elevador.

foto: outra visão do conjunto.


foto: conferindo os winglets feito em chapa de estireno.

foto: cabide da turbina e carenagem do atuador do flap.

foto: turbina no cabide. verificação do conjunto.

fotos: asa e as linhas de paineis feita com scriber.


foto: dorso da aeronave com as nacas esculpidas.

Espero que tenham gostado. Por hora é isso. Manterei atualizado.
Aguardem, outro tema que a site pretende trazer é falar um pouco dos plastimodelos.

3 comentários:

  1. Muito bacana. Você vai personalizar? Se sim já vou achar o avião da Jaquirana Air. Marcio - Caxias do Sul

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  2. Pô Julio, porque fostes inventar de fazer aviões também!? Agora vou querer um também. Um abraço.

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