ESTE É DA JULIO-Dssign

em segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MAVERICK CRUSH - Piquet e Guaraciaba (*)

Olá, trago hoje outro ensaio das decais para a mini do carro " Maverick Crush " do piloto brasileiro Nelson Piquet,  em que correu em dupla com Paulo Guaraiaba.

 Anunciado com exclusividade pela alfa há algum tempo, aqui neste site, a ideia de reproduzir essa bonita e histórica versão desse stock foi também tomada por outro fabricante, para outra escala.
Buscando a vanguarda do ineditismo nacional em 1:64 a alfa evita fazer atropelos para poder dispor de uma qualidade e veracidade no mínimo aceitável.


Há modelos nacionais, sejam eles em outra escala, outros materiais, até mesmo em papermodel, e alguns mistos, muito bons, envolvendo uma peça maciça, sem interior, e com calotas/rodas com apliques impressos, que quando visto de perfil, é perfeito.
Cada trabalho é muito importante e atende todo o universo de colecionadores e admiradores de acordo com o gosto e a disponibilidade de espaço e financeira de cada um.


Para esse protótipo a alfa utilizou decais apenas nas laterais tendo feito as faixas longitudinais do capô até a tampa da mala por meio de pintura na propria carroceria. Uma proposta para fornecer um aspecto mais bonito à miniatura do que o aplique em decal. O custo deste trabalho está sendo avaliado, pois, para proceder a esse acabamento há a necessidade de recobrir toda a carroceria com fita especial para então pintar a segunda cor. Com certeza um aplique de decal no capô, outro na tampa da mala e outro no teto me concedem uma ótima produtividade. Mas, como ja dito acima, a alfa antes de tudo busca equacionar acabamento e valor final.
O grande problema inicial enfrentado aqui foi equalizar a cor do decal com a cor da pintura. Eu havia ja pintado o carro antes de imprimir a decal...aí foi uma 'cabeçada' e custou algum trabalho extra.


Antes que surjam linguas felinas a comparar o trabalho da alfa com outros, vou apresentar duas fotos, apresentadas pela alfa e que ja andaram rodando por aí.
As duas fotos abaixo, foram digitalizadas da revista AutoEsporte (do qual tenho a posse de um exemplar).
A foto é da corrida. As vezes, no treino, os carros apresentam variações nos decais aplicados.
Para ilustrar, assinalei a foto com duas marcações: 1 e 2.
A marcação 1 é para atentar ao posicionamento do numero do carro no centro do capô.
A marcação 2 é para atentar que o mesmo não possui o nome Crush ou qualquer outro no capô, apenas as faixas e o numero.
Poderão verificar que o padrão das faixas que pintei também ficaram diferentes do carro real, que, reparem, possui as duas faixas externas diferente das faixas internas na saia abaixo da grade. Acabei reproduzindo isso na parte superior erroneamente. 


Reparem no grafismo das letras do nome Crush e o desenvolvido pela alfa. A alfa o fez sobre imagens do carro.

É interessante destacar que modelos de carros não são necessariamente miniaturas. Então, quando voce pretende pegar algo real e adaptar em um modelo existente, com certeza terá problemas.

Se voce já montou ou comprou o kit para transformação do charger RT 1:25 da revell, ou comprou o kit com o pac de modificação, informo que tal pac foi desenvolvido por mim. Na época, me forneceram uma grade real do Dodge e procede a miniaturização da mesma. Na mesma escala. Quando ficou pronta, quem disse que 'casava' com a carroceria da Revell! Então, foi preciso ajustar medidas para que a grade coubesse na carroceria e não perdesse 'a escala'. Foi feita outra grade. Como já disse em diversos espaços por aí, uma miniatura é um conjunto de conceitos. É utópico pensar que é possivel ter uma miniatura 1:25, 1:43...etc... extamente na escala. So para ilustrar, o vidro não estará na escala. Fios eletricos, alguns detalhes, faixas que seriam um micro filamento... talvez...em 1:10, consiga-se algo... mas não em modelos menores. Sempre algum ponto será 'sacrificado'.

Para o desenvolvimento dessas faixas, o que eu tinha pronto era a carroceria básica do maverick, e as caixas de rodas, entre outras, são hiperdimensionadas para receber rodas esportivas que o fabricante dispõem. O trabalho aqui é de tornar harmonico e procurar não perder o foco real. Para que quem olhar, 'confunda-se' com  um real.

Cada qual tem sua interpretação, seu olhar, sua forma de retratar um modelo, seja em qual material for. A alfa, busca mesclas, busca atender à aqueles mais minuciosos porém de  forma saudável. A produção da alfa já é limitada, e rebuscar demais a detalhes iria conferir a um valor não interessante para ser praticado, não para quem paga, compra um mini, e não interessante para uma marca que tem o prazer de poder atender expectativas e anseios de colecionadores, sempre desejosos de modelos, que ficam muitas vezes...láaaa... na poeira do tempo, esquecidos, esperando para ser resgatado. A alfa está aqui para isso.
Para resgatar o passado esquecido, até em livros, em sites... resgatar aquele que não foi primeiro, nem segundo, que não foi o mais querido, nem o mais bonito...mas que simplesmente: Foi. É nosso. Nossa história, e com orgulho devemos ostentar cada um tanto quanto possível, em nossos nichos, com muito maior coração do que a muscle cars, e esportivos europeus.

Neste início de 2013 a alfa agradece a todos que aqui acompanham os trabalhos e as lutas para que cada produto seja concluído e comercializado. Obrigado pela confiança e apoio a este trabalho, que posso garantir, é muito mais paixão e coração do que qualquer outra coisa.

(*) Enquete: quem sabe qual foi o outro piloto que fez dupla com o Guaraciaba?
resposta nos proximos post.

3 comentários:

  1. Тhis ρost will help the internet userѕ fοr sеtting uρ nеω website оr even a weblog from start tο еnd.


    Here іs my ωeb page - payday loans online
    Feel free to visit my page : Payday Loans Online

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, parabéns, belo trabalho, este modelo vai ficar uma maravilha. Você teria estas decais em escala 1:43 3 1:25 para venda? Grato e fico no aguardo, me associei no seu blog.
    Abs.Rodolfo.

    ResponderExcluir
  3. Ola Rodolfo, entao, nao é de hoje que fiquei de lançar o maverick , e outros, na escala 1/24.25... mas..o sucesso das minis na escala 1/64de fato tomarm boa parte do tempo.e entao essas alternativas de tamano acabam ficando para tras...ai vem outros..lancam..eai acaba nao fazendo sentido lancçar, ao menos no mesmo período. Sabe, uma coisaque aprendi, dentre tanto que ainda me resta aprender, é que não é possível fazer-mos tudo, com qualidade, e temos que nos conformar com isso. É chato, pois tenho mil ideias...mas...não dá. Assim, se voce puder, faça fotos da lateral e da vista superior do maverick que voce tem, junto comuma regua no mesmo plano. Aí faço o ajuste de acordo com sua mini. vejo o custo e te passo. Pode ser? me envia por email, e vamos nos comunicando. o endereco esta aqui no blog, mas segue vendoesentindo@gmail.com. .fico o aguardo, abraco.

    ResponderExcluir

FACEBOOK



Topo