Seja bem vindo! Confira as matérias mais recentes mais abaixo rolando a página. Confira em nossos arquivos outras imagens e assuntos pela barra lateral a direita. Obrigado.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

UMA IMAGEM VALE MIL PALAVRAS

711, alfa e o Primeiro Lugar no GPPSD/SP*
por Julio Cesar
Foto: alfa - Modelo:march 711 montado por Julio Cesar

*Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dummont-São Paulo
Olá, enquanto sigo preparando novidades para um preview neste site trago algumas imagens de momentos da alfa e de devaneios 'modelísticos'.
A primeira foto foi ocasião do premio obtido em uma exposição/convenção do GPP de São Paulo, em que o kit que desenvolvi para a alfa e montei, conquistou o primeiro lugar. Terem 'avariado' o alinhamento das rodas dianteiras durante a avaliação do modelo, pelos juízes, não foi significativo em prol da contemplação.
Em outro evento, do mesmo grupo organizador, a posteriori, a alfa teve o prazer de premiar o melhor kit de formula 1 em resina do evento.


O modelo premiado, que aparece na foto acima, foi montado pelo plastimodelista Eduardo Aranha (com site na web em que da curso de montagem e monta sob encomenda).
O premio ofertado pela alfa foi um kit do march 711 acondicionado em caixa de madeira aveludada com manual personalizado impresso a cores em papel pergaminho com entre folhas de seda com capa em color-plus cotele com inscrição em relevo, acompanhando ainda certificado como aparece na foto. As peças, que são normalmente acondicionada em blister´s, para essa ocasião foram acondicionadas em caixas acrilicas transparentes gravadas com o mesmo logo do manual. Na tampa da caixa, uma placa de latão gravada.


Para quem não viu, e para quem ainda não acredita! Idos de a bem pouco tempo atrás... parte da produção que a alfa terceirizava para a Ace Models.

Devaneios!
Após a morte de Ayrton Senna, muito se especulou sobre as causas e tal.
Toda a imprensa era monitorada para que fotos 'fortes e sensacionalistas' não
viessem a tona, como o 'cerco' em torno da revista semanal italiana AutoSprint, que 
chegou a lançar uma edição com a capa toda preta
em que lendariamente se especulou haver as primeiras edições terem
revelados fotos chocantes e que teriam sido recolhidas. (não sei!).
Fato que por essa época eu adquiria semanalmente sem falhas os exemplares da revista
e esse numero nunca cheguei a ver disponível no Brasil. Procurei em varias
livrarias, por mim já conhecida de ter disponível tal publicação e mesmo
conhecidas bancas em São Paulo, na região da augusta, jardins, paulista.
Recentemente, encontrei em um dos computadores do laboratório
da universidade, uma foto do Senna provavelmente na chegada do hospital, ja sem vida
(sem aquela balela toda que acompanhamos tristemente na tv), mas porém
sem o lado esquerdo a mostra (e não creio que tenha feito falta).
Essa especulação toda, nos idos de 94 me pós a articular umas teorias e entre elas
a de que a roda e a suspensão lhe avião sido a causa de sua morte. Discute daqui, dali, foto do muro (em que se vê a marca circular impressa no muro e anexo uma marca em diagonal sugerindo
que algo cilindrico (a roda) teria estampado o muro e se elevado. Marca semelhante era vista 
no anteparo esterno do cockpit. Alias, o mesmo acontecera com villeneuve (o Gilles) no mesmo circuito
e sempre foi muito comum o mesmo desenrolar fisico nos acidentes nos circuitos ovais da então Indy.
Como eu não bato muito bem...rs... procedi a fazer uma mini miniatura..rs..do willians visando
construir um diorama 'quadro a quadro' do acidente. Fato é que quando o ínfimo modelinho 
surgiu, muitos acabaram gostando e me pedindo..e então... abdiquei do diorama e
passei a vender as minizinhas...e daí a fazer outras.
Nas fotos abaixo alguns modelos incompletos ou que sofreram avarias e aguardam restauro
e desta vez receberão mini decais produzidos pela alfa.
Apesar de não aparecer nos modelos das fotos, as minis levam os braços de suspenção, em que
apenas o primeiro modelo, o da primeira foto abaixo, não chegou a ter. O indy car do Christian Fittipaldi perdeu 'pelas andanças' juntamente o aerofólio traseiro e um spoiler dianteiro.
As minis, diminutos, eram pintadas a mão com pincel. Sem marcas ou emendas.
Novamente cito que os modelos abaixo 'sofreram' e tiveram sua pintura descascada ao londo do tempo
por batidas e outros, e foram grosseiramente retocadas.
Vale pelo registro de uma época, de um momento impar da história, de sonhos, projeções e desilusões.
Vale pela experiencia que trouxe e foi o primeiro engatinhar da alfa que então nem existia mas
que se apresentava aí, também neste entre tantos outros
projetos,  a ideia de produzir miniaturas em série.
Esse mini diorama está o Ayrton conduzindo na pista molhada.
As marcas no pneu e na pista são um simulado de spray de agua.
O asfalto também apresenta marcas de agua (que o tempo se encarregou
por deixar meio opaco devido a falta de um case).



Na foto abaixo um momento histórico (e que viria a ser proibido, se não me engano a ultima carona
foi a de Jean Alesi). Essa Cena foi tema de uma mini 1:18, rara e cara...antes mesmo
de se tornar rara.
Claro que me encarreguei de fazer 'a minha versão'. Os bonecos? feitos com sprue! Sim,
isso mesmo, Sprue! Para os que não estão familiarizados com o termo, trata-se
de pegar um pedaço da arvore de injeção do kit, esquentar sobre uma fonte de chama, vela,
isqueiro ou outra, e então proceder afastando as pontas dando origem a um longo
fio de plastico. Os aeromodelistas usam para fazer fio de antena
de avião. Eu usei para modelar o boneco...esquentando, derretendo
 e apalpando com a ponta dos dedos, e queimando os mesmos, rs...
até chegar a forma desejada.


Sem um devido primer para metal, a peça que fundi em chumbo não 
sustentou a tinta. Acabei por retira-la toda e a peça aguarda nova
pintura e os acessórios, como asas e pneus.
ah, sim...detalhe, os pneus são feitos com fio eletrico, cortando fatiazinhas do espaguete.
Para a roda, um pequeno enxerto central.


Aqui alguns dos modelos. O tolleman que Senna usou em 84, semelhante
ao usado no rio em 83, com radiadores estilo ron taunarac, o T da sigla BT dos brabham
em que seus carros sempre apresentavam essa disposição de radiadores. São eles
posicionados ao lugar dos spoiler dianteiros em que estes são partes integrantes.
O carro tinha a pintura Segrefredo  (Marca de café italiano), pintado
nas cores azul, vermelho e branco, com motor Hart e duas asas traseiras.
O FD01 estava fazendo para um querido senhor colecionador mas que acabou por falecer
acometido por doença passado os setenta e poucos anos de idade.
O indy está numa estreita pista inclinada, para dar movimento a mini.
Ao centro, uma moeda de 25 centavos para dar ideia do tamanho da mini.
O modelo do McLaren, é o que levava motor Peugeot.

Em um próximo artigo trarei uma matéria sobre minis que um colega faz com madeira e mdf, de caminhoes. Recentemente encontrei na web um 'outro maluco' que produz verdadeiras reeeeeplicas incríveis de caminhões, tudo em madeira, até rodas, raiadas e pneus com uma qualidade de precisão fantastica, tanto, que fotografa alguns modelos antes de pintar para que possamos perceber que não se trata do modelo real.
Se voce tem um trabalho diferente, com miniaturas, e deseja divulga-lo aqui, envie-me email com fotos e descrição que terei prazer em publicar.
contate: vendoesentindo@gmail.com

Um comentário:

Seguidores