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segunda-feira, 4 de março de 2013

PEUGEOT DE ZONTA E ASTON MARTIN

REPORTAGEM COMPLETA DOS LMP 2008/9
*COMPLEMENTA ESSA MATÉRIA TRECHO EM COMENTÁRIOS, AO FINAL.


Olá, conforme prometido, trago a atualização da postagem anterior. Apresento:
LOLA - ASTON MARTIN Le Mans e PEUGEOT 908 HDi-FAP Le Mans

Essas peças fazem parte do trio que será fabricado em quantidade limitadissima devido a disponibilidade do modelo sobre o qual são produzidos. Acompanhem as fotos e entendam porque essas peças terão valores diferenciados.

O Lola-Aston está com o layout do carro participante da edição de 2009. O carro 008 foi pilotado por:
Anthony Davidson, Darren Turner e Jos Verstappen


Vale lembrar que a equipe correu com a atipca numeração: 007,008 e 009 (em que não se igualam aos carros 7,8 e 9 inscritos para a prova). Aston Martin é o carro do James Bond, o agente 007 e com esse marketing os carros participaram da prova de endurance francesa.


Os outros pilotos da equipe foram: Jan Charouz, Tomas Enge e Stefan Mucke no carro 007, e, Stuart Hall, Harold Primat e Peter Kox no carro 009.


A Aston classificou-se em terceiro lugar na geral na prova e foi o primeiro carro a gasolina na geral.


 A miniatura ainda necessita de uma aleta defletora na saida de ar a frente dos radiadores, porém não ficaram prontas a tempo para a postagem, em que acredito ser um mero detalhe para a apresentação da miniatura.


Além de espelhos, antenas e limpador de parabrisa a finalização da miniatura também atentou em marcar o pino central da roda: vermelho-esquerdo, azul-direito, em alusão as cores das porcas de cubo rápido utilizada em competição. Tais cores fazem parte de uma norma  que se aplica aos carros de corrida que levam esse formato de fixação de roda.


Abaixo, detalhe do suporte do aerofolio traseiro do Aston.




As miniaturas não são 'puras', isto é, são peças representativas de seus modelos mas que buscou-se uma boa quantidade de similaridade com o modelo real, visto que ambas partiram de um modelo básico da linha 'main line' da HW.
O objetivo foi o de preencher uma lacuna de modelos nesta escala, em que a alfa se faz sempre por dar enfase a autos e pilotos que fazem menção ao nosso país.
No caso do Aston, um excessão, mas que foi escolhido em razão de seu design, que tem o cockpit fechado, tal qual o do modelo básico e também porque Bruno Senna será piloto do Aston DBR este ano (ainda que sejam automóveis diferentes, mas que levam layout com o mesmo tema do patrocinador). Gulf e sua pintura em laranja e azul claro tornaram-se um ícone e referencia em pintura de corrida. Layout esse, imortalizado na pintura de outros dois ícones: Ford GT 40 e Porsche 917. Este ultimo ganhará da alfa uma versão do filme 24h de LM).
Inicialmente o projeto das miniaturas compreendiam apenas configurar levemente a pintura dos carros, mas logo se viu a necessidade de partir para um facelift mais profundo para finalmente dar a 'cara' dos carros reais. A transformação no Aston é 'gritante'!
Para o Peugeot, parece não ter havido tanto modificação, mas é um ledo engano. Os paineis laterais, as seções da caixa de roda traseira, alem do capo, tiveram mudanças radicais. A linha geral do carro ficou proxima do modelinho da HW...mas porque esta empresa fez um modelinho hibrido...uma espécie de SelfService de aspectos de carros diferentes.
Para o Aston, optou-se por reproduzir o berço dos farois e aplicar uma 'lente' em acetato, ao passo que no Peugeot optou-se por aplicar decal.
As rodas foram aproveitadas alterando a pintura, porque os raios causam certa semelhança ao desenho BBS.
Na traseira, a modificação principal foi para com o estrator, e suporte da asa.
Cogitou-se alterar totalmente a asa, que injetada em plastico, tem um perfil expesso, mas...construir e aplicar nova asa, que dariam uma cara mais verossímel ainda as miniaturas, verificou-se ser um custo não reembolsavel pelo valor de venda pretendido.
A escala pequena acaba por limitar o final de venda e assim limita também o aspecto mais detalhado da miniatura. Cremos que até conseguiu-se um grande potencial, levando-se em conta de onde partimos.


O Peugeot conseguiu seu grande momento de fama ao fazer parte do seletissimo grupo que quebraram a hegeomonia da Audi em mais de 10 anos de vitorias em LM. Primeiramente a Bentley quebrou a primeira série de vitórias e posteriormente, em 2009, a Peugeot conseguiria feito semelhante. Os carros foram ligeiramente modificados desse aqui representado, e ao contrário de 2008, em que cada piloto tinha um padrão na cor do filete (cinza, vermelho e azul), em 2009 todos os carros estavam com faixas azuis.


Creio que Ricardo Zonta dispensa apresentação. Ex-piloto de F1 pela BAR ao lado de Jacques Villeneuve, que inclusive pilotou outro Peugeot na mesma edição.
O trio de pilotos composto por Ricardo Zonta classificou-se em terceiro lugar na edição de 2008.


O modelinho da HW é feito em plástico e metal. A carroceria de plastico sofreu alterações em plastico com modelagem em massa-plástica, e o chassi praticamente ficou inalterado. No Aston, foi alongado a seção frontal do chassi. Ambos tiveram as inscrições originais apagadas e foi grifado o nome da marca customizadora e o pais de origem (Brasil).









Comparativo entre os dois modelos que partiram de peças gemeas.
Já está sendo providenciado a correção da lente direita do Aston, que mostrou-se um tanto fora...e que foi constatado pela proximidade da fotografia.







Os 'irmãos de sangue': Peugeot 908, HW e Aston. Vendo assim pode parecer incrível que o carrinho vermelho possibilitou chegar nessas duas maravilhas do sport protótipos.


O doador e seus dois receptores. Aguardem agora o Bentley que está sendo preparado.

As miniaturas levam aplicação de decais e pintura em 3 cores com aplicação de verniz PU, além de aplicação de fittings (acessórios) como: espelho, antenas, limpador de parabrisa, tomada de ar. Rodas livres.

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NOTA:
O ARTIGO ANTERIOR FOI TRASCRITO PARA ESTA PAGINA NA INTEGRA, INCLUSIVE AS IMAGENS.


 Olá, para temperar o horário do almoço resolvi antecipar duas imagens de uma série que publicarei logo mais, de outros angulos e também do outro carro, pilotado pelo brasileiro Ricardo Zonta em LeMans. Ocasião em que chegou ao 3o.Lugar no ano de 2008.
Trata-se de uma série exclusivíssima feita sobre a carroceria e chassi de um modelo HW. Ao final da matéria atualizada publicarei fotos do modelo do qual parti.
Bom apetite a todos!

8 comentários:

  1. SHOW!!! Maravilhosas como sempre

    MOZART FREIRE

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  2. Matou a pau! Ficaram muito bacanas.

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  3. Julio, por favor mande-me um e-mail com o preço desses modelos, luizbegosso@terra.com.br. E, creio eu, um carnê pasra pagar em suaves prestações, rsrsrs. Um grande abraço!

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  4. olá Luiz, vou enviar sim, ok? aguarde.
    Carne? ...nada..eu aceito o seu american express card...rs.

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  5. Julio... espetáculo... Muito bom...Eu que brinco de customizar, fico encantado com teu trabalho... Olhar o carro "tosco" e visualizar o potencial dele como carro base para um bom projeto é um dom que admiro demais... Embora normal no teu caso, sempre é merecido falar novamente...Parabéns...
    Eu estou com o catálogo que tu me enviou... Logo logo encomendo minha Maverick Hollywood e meu Mad Max I...

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    Respostas
    1. Olá João, muito agradecido, sempre, pelos elogios que tece. E o 'Parabens' de ontém deve-se repetir a cada novo dia, pois a vida é assim..movimento. Não vivemos do que comemos ontém, não é mesmo, mas temos que dar conta de saciar a fome hoje novamente.
      Para não delongar... especificamente é assim que também penso com relação ao trabalho que pratico, agora com a alfa, produzindo minis para a marca JULIO. Não penso em 'glórias', nem viver delas. Faço meu trabalho pelo prazer e pelo ideal de buscar fazê-lo o melhor para quem se destina: no caso, vocês consumidores/colecionadores.
      Como colecionador e como modelista, acabo por preencher quesitos fundamentais na elaboração e execução de uma miniatura.
      Preço por preço...uma miniatura dessa não teria preço de venda. Foram 2 semanas de trabalho específico, mais não sei quantos dias, anteriores...pensando sobre...olhando foto aqui...ali... Um projeto que partiu da pesquisa do objeto final e que caminhou pelo estudo sobre a base, desenho dos decais de patrocinadores e layout e a execução em si, com pintura e tudo o mais.
      Aos poucos ganhou 'alguns agregados' que nem estavam previsto inicialmente..mas...como o trabalho foi ganhando resultado...'me empolguei'.rs.
      O que me importa sempre não é taxar o valor da peça... mas sim o feedback. E o retorno humano do meu trabalho o que mais me faz permanecer nele (ainda que sobreviva desse trabalho e me é essencial a receita proveniente).
      Cada elogio tecido, não me infla o ego, até porque nem sou disso, mas... a cada elogio tenho a certeza de estar no 'caminho' certo. Digo caminho porque vejo como uma estrada eterna, que seguimos, aprimorando. Não tenho a resposta certa para tudo, nem a formula.
      A cada miniatura há uma evolução ainda que quem compre ou observe não note. Cada miniautura é uma escola, um aprendizado.
      E me é muito prazeiroso seguir aprendendo junto com cada um de vocês... e que no resultado... literalmente quem leva são vocês! rs...
      Obrigado mais uma vez...e estamos aí.

      Vale lembrar que esse espaço esta aberto para criticas (construtivas) e sugenstões e tudo o mais que queiram compartilhar de positivo, inclusive algum link.
      Obrigado a todos.
      Julio

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  6. Julio, não esquece a minha encomenda! Marcio - RS

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  7. Esse com a pintura Gulf vem bem a calhar em minha coleção hehehe
    Abração Julio
    Gustavo

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