WILLIANS MARTINI RACING FW36 - JULIO Design 1:64

em segunda-feira, 24 de março de 2014

DE UM CUSTOM PARA UM NOVO MODELO


Há duas semanas a Willians Team apresentou oficialmente seu novo modelo para a temporada de 2014. Juntamente com as novidades de design, também veio a novidade de um novo patrocinador, que retorna a F1 após alguns anos fora do circo. 
A Martini é saudosamente lembrada por nós brasileiros pelo fato de que era o patrocinador do carro de F1 do piloto brasileiro falecido em um desastre aéreo em 1977. Ano em que, mais do que nunca, a sua equipe, a Brabham, vinha bem forte, com o seu novo motor agora alfaromeo 12 cilindros (uma versão do Ferrari Boxer também da F1). Pace, teria ganho novamente no Brasil não fosse um acidente na curva 3 de Interlagos (autodromo que hoje leva seu nome). 
A Martini, não apenas na F1, esteve sempre ligada ao esporte a motor, patrocinando sempre grandes equipes e carros que não so despontaram mas tornaram-se campeões, e alguns, transforamaram-se em icones do automobilismo.

Ao final de 2013, a JULIO desenvolvera uma customização para o F1 racer da HW, em que a transformação não exigia que a mini fosse desmontada, mantendo assim seu fechamento original, procedendo-se tão somente para a retirada da impressão rotstamp e alguns agregados plasticos do modelo.


O passo seguinte, a aplicação da decal com seu envernizamento. Prossegue-se então a pintura de certos detalhes que irão conferir ao antigo modelo mais personalidade e similaridade com o modelo retratado. Como pode ser visto na foto abaixo (ainda sem a pintura do piloto)



O projeto do FW36 consistia em uma unica peça produzida sobre a base em metal branco. As fotos a seguir ilustram a extensão da transformação do F1 racer em FW36.


As asas, compreendendo: aerofolio traseiro e suas abas e dianteiro (abas, asa e spoillers-aletas-) Foram feito a partir da elaboração de desenho conforme referencias fotograficas.



Toda a parte do carenagem teve sua seção ajustada para o desenho do novo Willians. Para esse fim foi feito o uso de massa plastica.


Na foto abaixo, a peça principal do carro pintada e envernizada com decais desenvolvidas especialmente para a miniatura, sendo todos os logos desenhados (e não apliques em png ou jpg) em programa grafico.
A peça não tinha a pretenção de ser uma miniatura exata e perfeita do Willians, e sim, representar de forma mais proxima possivel o carro do piloto brasileiro Felipe Massa.


Ainda que as decais ficassem em proporções infimas, como 3mm de comprimento por 1mm de altura, ou menos, o que se buscou foi aproximar o carro em harmonia com o carro real retratado.
Foram pesquisados todos os patrocinadores para que seus logos fossem fieis.
Na foto abaixo, o bico caracteristico dos modelos de 2014. O logo W ficou 'escondido' no reflexo da luz.


A foto abaixo saiu desfocada, mas, o martini é legivel nesse infimo decal.


O modelo deveria ter ficado pronto na data do primeiro GP`, porém, ao ser apresentado no facebook e a colegas proximos, muitos se mostraram interessados o que levou à necessidade de confeccionar um molde a partir dessa peça que seria a miniatura final. O processo de confecção do molde, afetou um pouco a qualidade do verniz que aparece nessas fotos, mas, em compensação agora é possivel reproduzir mais peças desta miniatura sem um onus mais pesado que é a mão de obra de transformar peças em zamac.
A primeira peça esta sendo finalizada e será em breve apresentada aqui neste site.

Esperamos que mais este inédito modelo, não apenas da JULIO, mas possivelmente em nível mundial, venha ser do agrado de todos.

Abraços
Julio Cesar

3 comentários:

FACEBOOK



Topo