Opala 1978 JULIO Design - 1/64

em sábado, 17 de maio de 2014

Miniaturizando mais um Opala 1978


Desde que a JULIO surgiu a 4 anos atrás, então marca do seguimento 1:64 da "alfa-brazilian miniatures", tem sido rotineiro a confecção de miniaturas tal qual os modelos reais. Algo em comum nessas encomendas é o fato de na maioria das vezes serem feitas por mulheres a presentear seus parceiros, companheiros, amados...como queiram chamar.Mais do que ser apenas uma opção diferente de presente, ou no minimo querer agradar o presenteado, o que me chamou à atenção desde o início é o entendimento que as mesmas possuem quanto ao que de fato estão pedindo. 
É muito legal ver a propriedade com que trazem informações, fotos e detalhes dos carros para que possam ser reproduzidos. Essa integração, formando um verdadeiro 'triangulo amoroso' culmina com peças excepcionais produzidas pela JULIO.

A GM usou com sucesso a monocromia no acabamento de seus carros, em que, alem do preto, cinza, também fizeram parte o marrom e o rarissimo 'vinho'. Na linha chevette, houve inclusive um padrão para lá de atípico: o Jeans. Na cor Azul Iguaçu, a tapeçaria era confeccionada totalmente em Jeans formando um belo conjunto.

O carro para ser retratado tem o interior padrão marrom caramelo, incluindo aí, o painel (que tinha parte em aço e parte em plastico).

Até o momento, as minis opalas da JULIO vem recebendo painel confeccionado em plastico estireno a partir de chapas 0,5mm e 0,25mm um a um. Sendo este, um trabalho artesanal e custoso, no que compreende o tempo.

Em 78, o painel opala ja trazia duas significativas alterações em relação ao começo da decada:
- O porta-luvas ganhará espaço extra ao ser projetado para frente do painel, prenunciando o que viria em versões futuras.
- Os mostradores principais dos instrumentos, que comprende-se os dois circulos centrais paralelos, entre a coluna de direção, compondo Velocimetro a direita e a esquerda, o padrão "combustivel, temp, luz espia de oleo, bateria, pisca e farol alto", ou o opcional ContaGiros nas versoes mais basicas. Esses mostradores ganharam um anel com maior projeção para frente do painel destacando-os.

A grade da linha 78-79 reforçou as linhas centrais em cruz, ao que a maioria achou de gosto duvidoso, pois deixara o carro parecendo um veículo funebre. A grade deste opala é um pouco diferente e tentei deixar parecido, visto que pela dimensão, seria impossivel reproduzir em plastico todas as aletas. Comparem a foto abaixo.

Neste foto, detalhe da dupla faixa preta longitudinalmente desenhando a caracteristica linha do opala.


O interior. Com bancos altos reclinaveis, o proprietario ainda colocou um DVD no console e trocou o volante. A alavanca possui um acessório em aluminio.


Vamos ao modelo finalizado.

 Iniciando pela traseira, as lanternas em circulo feitas em material transparente recebendo tratamento clear-red. As originais GM tem formato 'copinho', porem este carro possuei aquelas que são somente tampinhas.


Os parachoques ganharam garras cromadas com borrachas e escapamento de dupla saída, tipo 'mercedes'.


No tampão traseiro, o usual local para os altofalantes, aqui,  telinhas  simulando os mesmos sobre acabamento acamurçado também na cor caramelo.



O bela silueta limpa do Opala. A miniatura recebeu para finalizaçaõ rodas oriundas do HW, isso devido ao curto prazo para produção (data de aniversário) para poder trabalhar em algum modelo que pudesse ser similar ao modelo real (primeira foto desta matéria).


Outro acessório muito bacana aplicado sobre a linha basica dos JULIO são os limpadores de parabrisa e maçanetas, em metal aramado. Ambos os conjuntos conferem um 'ar' mais verossímel ao modelo, que aqui conta também com os vidros do quebravento.















Para finalizar, um belo case, que oferece também proteção a miniatura.


Para o Case foi preparado um display fotografico com fotos fornecidas pelo cliente mostrando o carro real, sendo na imagem principal o retrato do atual proprietário ainda na infância junto ao carro que hoje lhe pertence. A conhecida paisagem carioca me despertou a ideia de reproduzir a calçada de copacabana na base do display que assim ficou montado.


Nas imagens abaixo, a miniatura montada no display.



4 comentários:

  1. Olá. Achei super bacana o trabalho com os opalas. Você confecciona conforme pedido? e faz em diferentes escalas também? Quais são os valores ? Abraço. Glauco gasgirardi@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, obrigado pela visita e pelo comentario.
      Atualmente so estou fabricando carros nacionais nessa escala.
      Produzo também kits de f1 1:20, mas no momento esses estão suspenso devido a minha incursão num contrato de aeronaves.
      os valores são bem variaveis.
      Encaminharei uma tabela de preço para seu email.
      abraços

      Excluir
    2. Gostaria de adquirir uma peça desse opala, por favor me mande informações pelo e-mail s.gabrielsp97@gmail.com

      Excluir
    3. Gostaria de informações sobre essa miniatura, pretendo adquirir! s.gabrielsp97@gmail.com

      Excluir

FACEBOOK



Topo