OPALA SS 80

em segunda-feira, 16 de junho de 2014

ULTIMO ANO DO ESPORTIVO DA FAMILIA OPALA. 
Foto: Julio -mini: JULIO Design 1/64
detalhe do aplique Cooper Cobra feito pela JULIO

LANÇADO em 1971, o Opala SS teve sua primeira versão cupê em 1972. Inicialmente com o motor 6c, 4100. O motor 250-S viria em 1974, por um trabalho de bastidores do piloto Bob Sharp, então piloto que usava veículos GM, solicitou à marca que desenvolvesse um motor com mais potencia para ficar a altura dos V8 Ford e Chrysler da epoca. Era preciso que o motor se mantivesse dentro dos padrões de homologação para poderem continuar participando das provas enfrentando os mesmo adversários. Assim viria então o 250-s com uma dose a mais de potencia que acabou por pulverizar a concorrencia.
No entanto, em meados dos anos 70 a crise mundia de petroleo começava a se instalar e a GM correu atras e fez crescer a familia SS.
Com um motor, agora 4c, a GM ofereceu uma versão mais mansa do seu esportivo, e mais economica. O lançamento ocorreu em 1974, sem no entanto perder a esportividade, pois o motor trazia robustez mesmo com uma capacidade volumetrica menor.

A MINIATURA



Nesse album, apresento o modelo SS 80, na cor Amarelo Lotus, que no entanto, não é original desse ano (essa cor apareceu no catalogo 1977). 
As cores originais, conhecidas, desse ultimo ano do SS são: 
Vermelho Bonanza,
Verde Samambaia, 
Branco Everest, 
Prata Diamantina e Bege Saara



As rodas utilizadas nessa montagem são reproduções da HW-Dan Weldon, feitas em Resina pela JULIO. Como novidade, testada nesse modelo, as logomarca do pneu, aqui, o Cooper Cobra - Radial d/t. O maravilhoso desse positivo resultado será a mesma aplicação para os modelos do Interceptor. (Pretendo desenvolver alguns nomes para aplicação em rodinhas de perfil alto, a serem comercializadas).

O modelo recebeu ainda maçanetas aramadas e ponteira do escape, como itens suplementares da miniatura (ja que esses acessorios são inseridos a parte para que os valores basicos não sejam tão elevados e cada um possa ter acesso aos modelos GM. Entre outros opcionais estão também os limpadores de parabrisa, não presentes aqui).

O modelo possui bancos altos e painel de acordo com o modelo



Os vidros são colados um a um.

Painel montado artesanalmente a partir de chapas
de plástico estireno

Visão frontal do Painel que é construído conforme
a versão do ano do carro.

Detalhe da aplicação clear sobre os instrumentos

Os Farois, assim como as lanternas traseiras, são
em plastico clear, dando efeito real de profundidade.

Visão lateral em foto ao ar livre

Este modelo do SS foi montado com lanternas de pisca
em Clear (em lugar das amarelas).


Na foto acima e abaixo, o SS 80 
junto ao Opala de Luxo 1974



2 comentários:

  1. bom dia amigo vc tem perfil no facebook?,me interessei muto pelas miniaturas,quer encomendar,meu email é fvfmadmax1982@gmail.com,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sim tenho sim. ha um link na pagina do blog direto para o facebook. https://www.facebook.com/julio.garciamendes.7 e também minha pagina no face, recem criada que é a http://www.facebook.com/juliodesign.miniaturas Na pagina consta email para encomendas. Passe por lá, sera um prazer sua visita e curta a nossa pagina.

      Excluir

FACEBOOK



Topo