Abaixo, um comparativo. Antes e depois.
Note as bordas das laterais que tiveram sua espessura reduzida, para o modelo de ´78.

Foto: autosport.aeiou
O F5A não era um carro-asa puro. Tinha a 'alma' do então F5, de Bellamy. Sobre o monocoque foram então trabalhado outros conceitos, como a tendencia aerodinamica dos carros-asa e mini-saia para canalisar o fluxo de ar por sob o carro.
Nas fotos abaixo mostra-se o detalhe incerido na lateral. O modelo F5A, originalmente, quando de sua remodelação pelo estudio Italiano. Tinha uma entrada de ar exatamente nesse ponto da carenagem, uma abertura. A Fittipaldi fechou essa abertura. Como? Rebitando uma chapa! Sim...uma chapa..então, a mesma deformou-se e assim ficou. Ficou mesmo...e não me pergunte porque, com certeza não foi por falta de chapa. Veja na foto acima.(vou localizar imagem em meu arquivo dessa deformação que buscou-se reproduzir na miniatura)
Oi Julio Cear ,já coloquei seu blog nos meus favoritos ,seu trabalho é incrivel!
ResponderExcluirSó uma pequena correção ,o F5 foi projetado pelo David Baldwin por isso o F5 é tão semlhante ao Ensign de 76.
Diga aí Jonny´O, prazer em ter voce aqui...
ResponderExcluirCorretíssimo...alias, eu digo o seguinte, o F5 é um Ensign 'evoluido'(quanto a design, não performance).
Porém, o F5A, foi uma remodelação que ocorreu nos estudios de Giacomo Caliri e Mauro Forghieri. Além da atenção totalmente voltada para a aerodinâmica( já que carros não asa não eram competitivos, tanto que outro que chegou com 'atraso' foi o willians Fw06) o 'Studio' também retirou 'gorduras' do carro, reduzindo seu peso. Um trabalho notável em que Emerson viu-se espantado com o ganho, e com detalhes 'banais' como parafusos.
A suspensão dianteira do F5 original não era a mesma do F5A, por exemplo, esse ultimo utilizava balancins superiores enquanto o primeiro tinha um complexo sistema 'pantográfico'. Esses 'detalhes' conferiram ao F5A os melhores resultados da historia da equipe, totalizando 21 pontos.