
foto escurecida propositalmente
HotWeels customizados.
*ao final do post, fotos dos modelos 1:64 HotWeels customizados artesanalmente.
Um pouco de hitória,
Era uma vez...

O Maverick, seja na sua versão standart ou na sua versão de pista, sempre foi um atrativo para ser agregado à coleção. Mesmo ali parado, na prateleira, sem o embaralhado e gostoso ruído do V8, suas linhas marcantes, por vezes 'siluetadas' com 'companheiros' mais famosos e charmosos, dão-lhe a vida necessária para essa contemplação. Um marco na nossa história do automobilismo, dentro e fora das pistas. Merecidamente, ainda que não ao alcançe de sua real representatividade, ganhou um 'book' somente seu, editado pela Alaúde.
Se na 'guerra fria' das montadoras Ford e GM o Maverick era um fiel combatente na sua categoria, o mesmo poder-se-ia dizer nas pistas, em que dividia asfalto (e grama) com Opalas (particularmente, meu 'xodó'), Alfas 2300 e até fuscas (como o visto em postagem no blog do Mestre Joca). Nessa acirrada briga, o Maverick, no canto dos cisnes da época 'romantica' do nosso automobilismo esportivo, sedeu acento a pilotos fantásticos, que com total competência obscureciam os veículos. Falar sobre a rivalidade dos carros não era assunto dos mais interessantes... 'legal' mesmo era falar da rivalidade dos pilotos, que em nada equipara com essa estupidez tecnocratica e financeira que acontece em todos os níveis desse esporte maravilhoso, como que espelhando a 'categoria mor', a formula 1. Sim, porque dizer da rivalidade dos pilotos atuais da F1 é preciso no mínimo esquecer o que é automobilismo (como disse Stirling Moss em entrevista: 'no meu casamento, todos os meus padrinhos -6- eram pilotos. Não creio que isso seja possível nos tempos atuais, com Senna, Prost e Mansell'). Justamente o talento dos pilotos, turvando a imagem dos carros, foi exatamente o estopim para o fim do apoio que muitas montadoras ofereciam. O dinheiro começa aí a tornar-se o combustivél de maior octanagem no esporte a motor.
Aos que não cresceram devorando reportagens de QR e AE, além de jornais, cheirar a gasolina queimada dos carros que subiam a reta dos boxes de interlagos (eu que sou de SP), nosso automobilismo esportivo tinha sub-divisóes como Formula-Vê e Super-Vê(formulas com motor volkswagem 1300 e 1600 respectivamente), Protótipos e carros quase originais que eram distribuídos em: Divisão 1, 3, 4...
O 'pai' da nossa atual stock-car, que firmou-se por uma associação, após a saída da ultima grande (GM) está justamente aí, na Divisão 1 e 3.
Aqueles que acompanham esse blog desde as primeiras postagens devem ter visto minha produção em escala 1:32 e 1:25 do Maverick Berta da equipe Hollywood. Há um projeto para a escala 1:43...mas...enquanto ela não chega, e aproveitando o lançamento da Mattel, Maverick Hotweels, resolvi partir para a customização desse lindo 1:64.
Nessa escala, acrescentei o carro da equipe Greco-Banco Mercantil Finasa. Seguirá também um de Nelson Piquet-Guaraciaba, com patrocinio da Crush.
(outras versões são possíveis).
Já postei aqui o início dessa transformação, que terá companheiros de família:
Maverick Perua (produzido pela Souza Ramos), Maverick 4 portas, além dos modelos Divisão 1 e 3.
Ilustrando um pouco essa história, relambrando essas 'feras', maquina-piloto, ou mesmo apresentando para os que não conhecem, segue abaixo:
Maverick Divisão 1, equipe Greco - Banco Mercantil Finasa

Auto Esporte maio/75

Quatro Rodas
Aqui, Bob Sharp (autoentusiasta.blogspot.com) e Edgar de Mello Filho

Quatro Rodas, aqui, quando Mocô (José Carlos Pace) voltou a nossas pistas.


Maverick Divisão 3: Berta - Equipe Hollywood
As Miniaturas.
(AINDA NÃO ESTÃO COM ACABAMENTO, tais como vidros, colagens chassi carroceria, envernizadas, limpeza do desenho das faixas, etc)
Escala 1:64. Customização sobre o modelo da Hotweels produzido pela Mattel.
Abaixo, da direita para esquerda:
modelo HW original (laranja), Divisão 1 Equipe-Greco, Divisão 3 equipe-hollywood

O modelo 'Master' (Matriz) da perua Maverick (feito artesanalmente), a ser moldado para reprodução artesanal.
Uma copia em resina clear purpura. Ao fundo o modelo HW. Em primeiro plano a peça Matriz.

Estou pensando em fazer três versões da Perua:
-orininal de rua
-customizada (tunada, com pranchas de surf, rodas...)
-'instalador' de TV a Cabo e Telefonia (aquelas que a gente não sabe como anda!rs...com escada no teto, paralama de outra cor, assim como roda, fita durex como lanterna...)
Se houver alguma sujestão, fiquem a vontade.
Também é possível personalizar a customização, para isso, entre em contato pelo meu email:
Em breve, fotos dos modelos acabados e também do Interceptor Warrior do filme 1, MadMax, e do filme 2 na versão empoeirado (sujo).
Julio
Mattel, HotWeels, Finasa, Hollywood, Formula 1, F1, Quatro Rodas, Auto Esporte, Ford, GM são marcas registradas.
Amigo, simplesmente espetacular seu trabalho!
ResponderExcluirSou fã de carteirinha dos Mavecos e o que vc fez é extraordinário!
Parabéns!
JC, a gente não ia se ver????
ResponderExcluirAs minis de corrida são o máximo. Dá para tirar uma foto decente delas...he, he?
Posso colocar no blog? Já tem preço?
Abraços,
Tohmé
Cara que coisa linda Júlio.
ResponderExcluirVocê é um artista de mão cheia. Parabéns.
Julio, muito legais esses mavecos, cara ! eu sou um dos quarentões que vc disse que cresceu devorando e viajando nas páginas de "Quatro Rodas" e "Auto Esporte" (tinha as "Motor Três" tb, lembra ?) foi muito legal rever os Maverick da Divisão 3 ! o Interceptor também ficou muito sinistro ... Parabéns e muito sucesso, amigo !
ResponderExcluirshow de bola parabens pelo trabalho.....
ResponderExcluirPARABENS!!!!!!!!!!
ResponderExcluirQUNTO CUSTA? AONDE POSSO COMPRAR?
ABRAÇO
Como compro estes mavericks, minha mulher coleciona carrinhos de metal e quero fazer uma surpresa.
ResponderExcluirseria uma grande honra
ResponderExcluirter vc como seguidor do meu blog...
http://hotwheelsrs.blogspot.com.br/