Seja bem vindo! Confira as matérias mais recentes mais abaixo rolando a página. Confira em nossos arquivos outras imagens e assuntos pela barra lateral a direita. Obrigado.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Maveco no café de domingo

Família Maveco
Ao final do post, fotos dos modelos reais, links e sobre os direitos autorais da Mattel.

Após ter estado no encontro dos



colecionadores e aficionados HW no ultimo sabado e tendo recebido elogios e encomendas do falcon xb Hot Wheels customizado na versão cinematográfica do Mad Max, acordei no domingo com todo o gas para dar continuidade ao projeto Maveco.
Assim, não reparem na toalha da mesa da cozinha. As miniaturinhas dividiram o espaço junto a pão frances, manteiga, carolinas, bolo de laranja, frutas e muito café preto.

Então segue-se:

Olá amigos, como prometido, já estou trabalhando na perua 'Maveco'.
As fotos do carro original que posto aqui, foram extraídas do livro 'Maverick'. Retratam o modelo que foi fabricado artesanalmente pela revenda ford: Souza Ramos. A perua 'Maveco' 'surgia' da transformação (ou adaptação) do Maverick 4 portas. Inicialmente a revenda fazia a transformação sobre um carro novo. Como a Ford não reconhecia o trabalho, o veículo perdia então a garantia. Passou-se então a fazer a transformação sobre veículos semi-novos (trazidos pelo cliente) em que a revenda concedia a garantia sobre o trabalho. De todas as formas, ainda que fosse SW 4 portas 'solitária' no mercado (a Caravan tinha 2 portas), o elevado custo e tudo o mais, deram vida curta para o modelo.



A porta traseira era em fibra de vidro. O teto do 4p era alongado a partir da coluna central. O banco traseiro, que era rebatido, 'vinha' da Belina. As maçanetas internas das portas traseiras, por conta disso, eram em fibra e embutidas na forração.



O modelo 1:64.

Começei a trabalhar sobre uma carroceria HW. A fim de facilitar o trabalho, e agilizar o mesmo, fiz uma copia em resina PU da carroceria original. Cortei a seção logo após a porta para alongar a carroceria (o modelo da Hot Weels é 2 portas, que tem, na escala real 18 centimetros a menos de entre eixo em relação ao 4p. Para a escala 1:64 seriam então perto de 3 milimetros)



Tirei a tampa da mala conferindo o espaço de perua ao Maveco.



A coluna C acabou ficando vertical demais, o que terei que sofridamente refazer (já havia feito a moldura do vidro da tampa traseira...sniff. Tudo por um bom modelo...[suspiro])



Outro trabalho paralelo, é o também prometido 'Maveco D3', o famoso Berta-Maverick da equipe hollywood pilotado pelo Luis Pereira Bueno (luisinho), que teve o carro original restaurado pelo Trevisan.

Essa variação do Maveco, também teve uma pintura da equipe do Greco: Banco Mercantil Finasa, em que entre outros o nosso saudoso José Carlos Pace (o Môco) pilotou junto com Paulo Gomes. Na versão stock, com a também participação de Môco ao volante, essa equipe teve ainda o piloto Bob Sharp, hoje colunista do blog Auto entusiasta.

Abaixo, fotos do início do processo de transformação.

Que 'calem-se' as más linguas que 'teimam' em duvidar que tais peças surjam das mesmas mãos que aqui teclam.


Copia da carroceria do modelo Hot Weels (a direita) e uma copia modificada.

Enxerto para dar forma ao paralama alargado, que receberá, tal como o modelo real, pneus de F1 (tras-diant, da decada de 70).

O chassi para a versão de corrida também foi refeito, pois perdem os parachoques e o spoiler dianteiro original HW.


3 Almas. O maveco D3 (primeiro plano), a Perua Maveco e o Maveco standar (copia carroceria do HW)

ATENÇÃO:
Novamente gostaria de destacar que este é um trabalho de customização, feito artesanalmente sobre miniaturas HW, marca registrada da Mattel, em que o artesão em nada faz uso indevido do nome registrado ou tão pouco produz de forma industrial reproduções da referida marca.



FOTOS E LINK´s

Maverick Berta Hollywood


*Clique para ampliar a imagem




http://sagass.blogspot.com/2009/06/recordando-36-anos-de-ford-maverick.html

http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=53:lpb&catid=36:galeria-de-herois&Itemid=68

http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Hollywood%202.htm

http://burnoutracing.blogspot.com/2010/04/o-maverick-berta.html

http://www.obvio.ind.br/A%20primeira%20corrida%20de%20F1%20no%20Brasil%20-%201972.htm

http://mestrejoca.blogspot.com/2010/01/com-palavra-paulo-trevisan.html

http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/11/abnt-modifica-norma.html (BOB SHARP)

http://autoentusiastas.blogspot.com/p/colunistas.html (BOB SHARP)

http://luizpereirabueno.blogspot.com/

3 comentários:

  1. meus parabens e sempre digo que a criatividade não tem limites para o material resina + fibra de vidro (fiberglass).
    existe atualmente mais de 30 mil produtos catalogados feito em fibra de vidro.
    meus parabens a todos que trabalham e desenvolve novos produtos.
    www.vifiber.com.br
    11 2413 03 44

    americo@vifiber.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grande JC. Vai ficar linda, como todas as suas minis.

    ResponderExcluir
  3. Quanto custa o Interceptor do segundo filme? E a perua do maveco? Meu e-mail é evandrobossle@gmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores